Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Náutico controla o Sport e vence o primeiro clássico com categoria

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 24/01/2018 às 23:24
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Sobrou inteligência ao Náutico para vencer o Sport por 3x0 no primeiro clássico do futebol pernambucano em 2018. O time vermelho e branco não precisou ficar com a bola para controlar o adversário, criar oportunidades e vencer com categoria na noite desta quarta-feira (24), na Arena de Pernambuco, pela terceira rodada do Estadual. De quebra, os alvirrubros pularam para a liderança da primeira fase, com seis pontos. Os rubro-negros caíram para o quinto lugar.

Leia mais:

Ouça os três gols do Náutico na voz de Roberto Queiróz, da Rádio Jornal

A vitória do Náutico nas lentes da JC Imagem

MEXIDAS

Desta vez o técnico Roberto Fernandes não forçou, repetindo muita gente que estava jogando na maratona iniciada na semana passada. Wallace Pernambucano assumiu o posto de centroavante e Gabriel Araújo adiantou para entrar na ponta-esquerda. No Sport, Thomás e Rogério revezavam-se no papel de homem de área.

O NOME DO JOGO

Wallace Pernambucano estava fora de sua posição de origem, o meio de campo. Mas foi justamente essa mudança que o deixou mais livre da marcação rubro-negra. No primeiro gol, apareceu como elemento surpresa. No segundo, arrancou na frente do marcador e não foi mais alcançado. Para completar, mostrou qualidade no fundamento finalização nas duas formas: os pés e a cabeça.

PRIMEIRO TEMPO

A estratégia do Náutico era impedir que a bola chegasse limpa para Marlone e Thomás. Com muita gente à frente, a dupla de volantes, Anselmo e Pedro Castro teve imensa dificuldade em sair jogando. Com isso, os alvirrubros mantinham os adversários longe de seu gol. Faltava engrenar o contra-ataque.

Como ele demorava, o time da casa resolveu na bola parada. Aos 12 minutos, em jogada ensaiada após o escanteio, Medina cruzou rasante. Wallace Pernambucano apareceu como elemento surpresa e cabeceou forte, sem chance para Magrão. Com a vantagem, o Náutico deu mais campo para o Sport, mas nem por isso deixou de controlar o adversário, que circulava a bola de um lado para o outro, mas sem conseguir um passe vertical.

A partir daí a partida ficou totalmente à mercê dos alvirrubros, já que os rubro-negros só conseguiram finalizar duas vezes: uma cabeçada de Anselmo defendida por Jefferson e um chute de Thomás de longe para fora. O Náutico conseguiu duas escapdas perigosas pela direita. Na primeira, Medina não deu altura suficiente à bola na tentativa de mandar por cobertura e Magrão segurou. Na segunda, Thiago Ennes cruzou rasteiro e ninguém apareceu.

A terceira não teve apelação. Aos 42 minutos. William Gaúcho inicou o contra-ataque lançando Wallace Pernambucano. Ele ganhou na corrida para Pedro Castro e tocou com categoria na saída de Magrão para fazer 2x0.

SEGUNDO TEMPO

No prejuízo, Nelsinho voltou para o segundo tempo mexendo em dose dupla: Juninho entrou no lugar de Thomás e Raul Prata estreou no Pernambucano no posto de Felipe. Independente das peças, o Sport iniciou a etapa com um pouco mais de volume de jogo, pois conseguia recuparar a bola ainda no campo ofensivo. Com isso, impediu o Náutico de armar os contra-ataques.

O que faltava ao time da Ilha era variar o jogo para tentar confundir a marcação alvirrubra. Com Raul Prata em campo, os visitantes ficaram 'tortos' para o lado direito e procurando sempre levantar a bola na área. Em duas oportunidades chegou perto. Na primeria, Marlone e Rogério chegaram atrasados uma fração de segundo. Na segunda tentativa, Juninho cabeceou fraco, nas mãos de Jefferson.

O jogo ficou enfadonho, amarrado, do jeito que o time que lidera o marcador gosta. Ainda mais porque todas as tentativas do adversário em fazer algo diferente esbarraram em sua estratégia. A última cartada de Nelsinho foi acionar Thallyson no lugar de Pedro Castro, já que o prata da casa é um jogador com mais poder de chegada. Mas a barreira vermelha e branca estava intransponível. Tanto que ainda conseguiu um gol no apagar das luzes, quando Sander deu um presente para Hygor, que rolou para Tharcysio  chutar por baixo de Magrão.

Ficha do jogo - Náutico x Sport

Náutico

Jefferson; Thiago Ennes, Breno, Camutanga e Kevyn; Josa, Negretti, William Gaúcho (Hygor); Medina, Wallace Pernambucano (Tharcysio) e Gabriel Araújo (Luiz Henrique). Técnico: Roberto Fernandes.

Sport

Magrão; Felipe (Raul Prata), Ronaldo Alves, Durval e Sander; Anselmo, Pedro Castro (Thallyson), Marlone e Gabriel; Thomás (Juninho) e Rogério. Técnico: Nelsinho Baptista.

Local: Arena de Pernambuco. Árbitro: Péricles Bassols (PE). Assistentes: Marcelino Castro e Bruno Vieira (ambos de PE). Gols: Wallace Pernambucano, aos 12 e 42 do primeiro. Tharcysio, aos 47 do segundo. Cartões amarelos: Josa, Júnior Timbó, Kevyn, Rogério e Anselmo. Público: 3.685.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias