publicidade
12/01/18
O TdA observa o deslocamento máximo dos atletas. Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife
O TdA observa o deslocamento máximo dos atletas. Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Sport inicia uso de teste funcional inédito no futebol

12 / jan
Publicado por Karoline Albuquerque em Instant Articles às 8:13

O Sport iniciou um tipo de exercício inédito no futebol para avaliar mobilidade, flexibilidade e equilíbrio dos atletas que compõe o elenco rubro-negro. O Teste do Alvo (TdA) é utilizado pelos departamentos de fisiologia, fisioterapia e físico do clube. A ideia, de acordo com o fisioterapeuta Bruno Gilberto é saber qual o máximo de deslocamento possível dos jogadores.

“Durante o teste, várias situações de jogo são feitas. Uma bastante frequente é quando o jogador passa da bola e tem que voltar todo o corpo para poder alcançá-la. No TdA nós trabalhamos isso”, explicou Bruno, em entrevista oficial ao site rubro-negro. O teste chegou ao centro de treinamento da equipe através do educador físico Paolo Rossi, que propôs seu uso ao fisioterapeuta e ao fisiologista Inaldo Freire.

LEIA MAIS:

Atlético-MG retoma negociação com o Sport por Rithely

Sem reserva na lateral direita, Sport tem que improvisar massagista

Previsão de retorno de Gabriel Jesus mantida em até seis semanas

O uso do teste é pioneiro no futebol, de acordo com Bruno Gilberto. Ainda não há resultados científicos que sirvam de comparativo, mas os resultados agradam aos profissionais do Sport. Afinal, o fisioterapeuta lembra que testes funcionais são complementares.

“É bom deixar claro que o TdA é como se fosse um complemento dos exercícios funcionais já existentes. Ele tem sua função específica e serve como comprovação dos resultados dos demais exercícios. Como falei anteriormente, todos os exercícios se complementam”, concluiu.


PUBLICIDADE
FECHAR