Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Xavi fala sobre o Barcelona: "é o futebol mais exigente do mundo"

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 09/01/2018 às 10:43
AFP
Xavi é um dos principais jogadores da história do Barcelona - FOTO: AFP

Um dos maiores meio-campistas do futebol, o meia Xavi foi um dos líderes da brilhante geração do Barcelona no fim da década passada e início desta. Tri-campeão da Champions League (0-06, 08-09, 11-12) e campeão da Copa do Mundo pela Espanha (2010), o jogador que atua no futebol Qatar concedeu uma entrevista sobre diversos temas ao jornal El País.

LEIA MAIS:

> Neymar supera Tevez e tem o maior salário do futebol mundial

> Aos 19 anos, jogador mais rico do mundo está à frente de Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo

Ele analisou os diferentes estilos no futebol espanhol, entre os principais clubes: Real Madrid e Barcelona. Para Xavi, as duas equipes atuam de formas culturalmente distintas. Isso vai desde a reação da torcida a determinados tipos de jogo, até a recepção dos atletas em campo.

"O Barcelona é um exame final para um jogador. É o futebol mais difícil e mais exigente do mundo. O Real Madrid não joga tão bem. No Bernabéu, se um defensor der um chutão para a arquibancada, está bem. Está na cultura. As pessoas aplaudem. No Camp Nou, se tirar a bola para a arquibancada, há um murmurinho negativo. Desde a época de Cruyff”.

Ao ser questionado sobre de onde vem essa diferença, ele explanou: "São dois públicos exigentes, mas a diferença é que no Bernabéu exigem que se doe tudo. Não suportam preguiçosos. A referência é o espírito Juanito. O que acontece? é que o espírito Juannito ou o espírito Camacho é a cultura do Madrid. Qual a cultura do Barcelona? Não é a de Víctor Muñoz ou de calderé. É a de Cruyff. Ele girava, olhava, entendia o jogo. Não o perdia", pontuou o jogador.

Juanito era Juan Gomez Gonzalez, atacante contratado pelo time merengue no final da década de 1970 e, ao lado do ex-lateral José Antonio Camacho, conquistaram duas vezes a UEFA Champions League. O estilo daquela equipe era de um futebol mais viril de pegada, algo que se vê na cultura do Madrid até hoje.

O holandês Johan Cruyff ficou marcado pela elegância. Craque da brilhante seleção holandesa vice-campeã mundial em 1974 e 1978, deixou como legado no Barcelona um estilo de futebol de valorização da posse de bola e jogo ofensivo. Na sua filosofia, seguiu Pep Guardiola, que comandou Xavi no profissional de 2008 a 2012.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias