Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Felipão poderá ser o técnico da Austrália na Copa do Mundo em 2018

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 14/12/2017 às 9:18
Foto: AFP
Foto: AFP

O técnico Luiz Felipe Scolari poderá treinar uma amarelinha na Copa do Mundo na Rússia em 2018. Mas dessa vez, Felipão não vai assumir o Brasil, seleção que conquistou o Pentacampeonato em 2002 sob o seu comando. O time que anda sondando o ex-zagueiro é a Seleção Australiana. Além do Brasil, o gaúcho já treinou a Seleção Portuguesa e clubes como o Chelsea, Grêmio, Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro. Se fechar com a Austrália, o Scolari participará pela quarta vez como treinador de alguma equipe em Copa do Mundo.

Em entrevista à Reuters, o Scolari informou que neste ano foi sondado também por outras equipes do Chile, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar, mas a vaga na Austrália é a que mais interessa a ele. "Em princípio sou um dos nomes que ventilaram e conversaram com meu empresário para saber se eu teria interesse, até para ir para a Copa do Mundo", disse na terça-feira (12). O técnico de 69 anos disse também que espera trabalhar na Austrália com um contrato prolongado, e não somente na disputa do torneio mundial.

Além do título na Copa do Mundo de 2002, Scolari carrega no currículo de treinador outros 26 títulos, de competições nacionais e internacionais. O mais relevantes são a Libertadores da América duas vezes (Grêmio - 1995/Palmeiras - 1996), Recopa Sul-americana (Grêmio - 1996), a Copa Mercosul (Palmeiras - 1998), Copa das Confederações (Brasil - 2013), Liga dos Campeões da Ásia (Guangzhou Evergrande - 2015). Como jogador, Felipão conquistou apenas um título, que foi o Campeonato Alagoano em 1982, pelo CSA.

Seleção de Portugal

Felipão passou por vários países durante a carreira, incluindo Brasil, Inglaterra, Uzbequistão, Kuweit e China. Quando assumiu o comando de Portugal, ele levou a equipe à final da Eurocopa de 2004 e semifinal da Copa do Mundo de 2006. É considerado um dos responsáveis pela ascensão da carreira de Cristiano Ronaldo. Em partidas amistosas, Felipão dirigiu a Seleção Portuguesa contra o Brasil em duas oportunidades. Na primeira, em 2003, Portugal venceu por 2 a 1, na cidade do Porto. Em 2007, nova vitória portuguesa, desta vez por 2 a 0, em jogo disputado em Londres. Após a eliminação frente à Alemanha na Eurocopa de 2008, nas quartas-de-final, Scolari deixou a Seleção Portuguesa para assumir o comando do Chelsea.

Depois do 7x1...

Felipão encerrou esta passagem pela Seleção Brasileira ao perder a disputa do terceiro lugar da Copa de 2014 para a Holanda por 3x0. Anterior a esta partida, o Brasil sofreu uma das maiores derrotas da história, no duelo contra a Alemanha, perdendo de 7x1, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Retornou ai Tricolor Gaúcho em, 18 anos depois, em 2014. No ano seguinte pediu demissão do clube, após sentir que não podia mais avançar com os trabalhos no elenco.

Com a saída do Grêmio, Felipão foi comandar a equipe Guangzhou Evergrande da China, aonde conquistou o Campeonato Chinês, ainda em 2015. Mais tarde, ele classificou o time no Mundial de Clubes da FIFA e alcançou o quarto lugar na competição. O contrato com o Evergrande terminou no dia 30 de novembro de 2017, e o técnico optou por não renová-lo.

 

Desempenho da Austrália na Copa do Mundo

A Seleção Australiana tem participações tímidas na Copa do Mundo. Em 20 edições do torneio, o a equipe esteve presente quatro vezes. Em 1974, com a Copa sediada na Alemanha, a Austrália foi eliminada durante a fase de grupos. Em 2006, de volta à Alemanha, a Austrália fazia parte do grupo F, e se classificou para a fase seguinte juntamente ao Brasil. O grupo conseguiu avançar até as oitavas de final, mas se despediu da competição nesta fase, no duelo contra a Itália, quando o time europeu venceu nos acréscimos e se salvou. A Itália consagrou-se tetracampeã naquele ano.

Na Copa sediada na África do Sul em 2010, e depois no Brasil em 2014, a Austrália repetiu o desempenho de 1974, conseguindo se classificar para a maior competição do futebol mundial, mas sendo eliminada na fase de grupos nos dois anos. Agora, às vésperas de 2018, Felipão espera avançar com o time e conquistar feitos inéditos na carreira pela seleção da Oceania.

LEIA MAIS:

Duelos de craques prometem agitar Copa do Mundo já na fase de grupos

Brasil tem maior torcida da Copa do Mundo 2018

Racismo pode levar árbitros a abandonar jogos na Copa do Mundo

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias