Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Gomes e Gabriel Jesus ajudam brasileiro a fazer transplante de fígado no Recife

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 11/12/2017 às 19:15
Foto: Facebook
Foto: Facebook

O ex-policial militar goiano Fábio Martins, de 29 anos, nasceu de novo no último dia 6 de dezembro. Foi nessa data que ele conseguiu vencer uma cirrose autoimune após transplante de fígado realizado no Hospital Jayme da Fonte, no Recife. Mas nada disso teria acontecido se não fosse uma ajuda essencial de vários jogadores de futebol, capitaneados pelo goleiro Gomes, do Watford; e pelo atacante Gabriel Jesus, do Manchester City e da seleção brasileira. A dupla arregimentou outros atletas brasileiros que atuam na Inglaterra para trazer Fábio ao Recife numa ambulância aérea, condição primordial para ele deixar Londres, onde morava e chegar ao Brasil em condições de ser hospitalizado para a cirurgia posterior.

Fábio foi morar em Londres em janeiro deste ano, fugindo da instabilidade que caiu nos servidores públicos de Goiás. Como policial militar, a crise nos estados brasileiros não perdoou seu estado natal e os salários começaram a ser pagos em parcelas. Para sustentar esposa e filha tomou uma decisão: pediu baixa e foi tentar a sorte, sozinho, na capital inglesa. Começou a trabalhar com entregas numa moto.

A partir de agosto começaram os primeiros sintomas da doença. Começou como uma hepatite, que terminou evoluindo para a cirrose. "Começou com um inchaço na barriga, amarelo nos olhos, ficando debilitado e comecei a tomar os medicamentos", disse.

Com a evolução no quadro ficou inviável a permanência em Londres, no hospital Royal Free, por conta da irregularidade na sua estadia por lá. Ele precisava de um transplante urgente ou não teria mais de cinco meses de vida. Foi aí que entrou a corrente de solidariedade. Campanhas nas redes sociais, inclusive entre artistas londrinos chegaram aos olhos e ouvidos de Gomes, que chamou Gabriel Jesus e mobilizou outros jogadores brasileiros. "Era impossível conseguir isso lá por causa da minha condição irregular. Os médicos foram bem taxativos: era transplante ou morte".

A primeira campanha levantou o custo da passagem para o Brasil. Mas um voo comercial não seria possível. "Tinha que chegar direto aqui no hospital para me preparar para o transplante". Era uma ambulância aérea com um custo de 86 mil euros (mais de R$ 300 mil). Enquanto levantava recursos para viajar, ao mesmo tempo, entrava em contato com o cirurgião Cláudio Lacerda, que prontificou-se a ajudar quando ele chegasse.

Fábio foi operado pela equipe do cirurgião Cláudio Lacerda, no Recife. Foto: Facebook

PÓS-OPERATÓRIO

Cirurgia feita com sucesso, Fábio agora tem mais um tempo para passar no Recife e mais desafios a encarar. Como não tem renda, ainda vive com o que sobrou do dinheiro arrecadado em Londres para sua vinda ao Recife. Já alugou um apartamento para os próximos quatro meses, mas só vai deixar Pernambuco quando tiver cem por cento liberado. O novo órgão está bem adaptado ao 'dono' e vice-versa.

"Hoje preciso de recursos para me manter aqui: alimentação para minha esposa, filha. Tive que antecipar seis mil, duzentos e cinquenta reais de aluguel antecipado. Por mim morava em casa de apoio. Mas tem 15 pessoas na minha frente e não pode levar filho, só o casal. Minha mãe ainda está aqui", pontuou.

Novamente, jogadores de futebol também estão prontificados para ajudar. O meia-atacante Dudu, do Palmeiras, amigo de infância de Fábio, conseguiu uma camisa autografada por todo elenco alviverde para fazer um leilão. O mesmo gesto foi feito pelo atacante do Sport, Leandro Pereira.

O médico Cláudio Lacerda relata que a cirurgia foi um sucesso e o paciente está numa evolução muito boa. "A gente sempre imagina que jogadores de futebol são insensíveis mas não foi nada disso. Por outro lado também foi um motivo de orgulho para medicina de Pernambuco. Ele teve alta na última sexta-feira da UTI e está muito bem, feliz da vida. Criamos um grupo no whatsapp com os médicos do Royal Free para mandarmos as informações sobre ele".

As doações podem ser feitas na conta da esposa de Fábio, Loiane Coutinho Santos:

Caixa Econômica Federal. Agência1340. Operação 013.

Conta Poupança número: 00051956-5.

CPF: 016268311-14.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias