Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Ausência na Série B é rara para Pernambuco

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 10/12/2017 às 16:14
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Se na Série A o futebol nordestino tem motivos de sobra para comemorar, na Série B a situação não é tão positiva. A região terá apenas quatro representantes no torneio nacional, o menor número desde que o campeonato passou a ser disputado no modelo de pontos corridos, em 2006. E o futebol pernambucano tem parcela de culpa nisso. Será a quarta vez nesse formato em que o Estado não terá nenhum representante na disputa da competição.

Nas outras três vezes, no entanto, a situação do futebol pernambucano estava melhor posicionada na pirâmide do futebol brasileiro. Nos três anos anteriores em que não tinha times na Segundona (2008, 2009 e 2012), o Pernambuco estava representado com duas equipes na Primeira Divisão. Contudo, com o rebaixamento de Náutico e Santa Cruz na Série B, o Estado terá três representantes na Série C, com a dupla de Recife se juntando ao Salgueiro na disputa da Terceira Divisão.

A diminuição do número de times pode representar algumas preocupações para o Ranking de Federações da Confederação Brasileira de Futebol. Atualmente, Pernambuco está na sétima colocação do ranking, com 23.896 pontos, 3.913 na frente de Goiás (o 8º) e 6.470 na frente da Bahia (9º). Todavia, para o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, o ranking ainda não é uma preocupação imediata.

“Já projetamos isso. Como o ranking computa os últimos cinco anos, nós temos algumas temporadas de vantagem em relação à Bahia pela nossa participação na Primeira Divisão. Fora a gordura que acumulamos. Então estamos com uma boa distância na frente", declarou o dirigente. No entanto, caso a perspectiva atual se mantenha, é bom os clubes locais abrirem o olho com relação ao desempenho nos torneios nacionais.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias