Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

FPF não divulga tabela do Pernambucano 2018 e descumpre Estatuto do Torcedor

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 21/11/2017 às 20:12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O início da Série A1 do Campeonato Pernambucano 2018 está marcado para o dia 17 de janeiro. Porém, a 57 dias do pontapé inicial na disputa, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ainda não divulgou a tabela da competição, como requerido pelo Estatuto do Torcedor. A lei pede que o calendário esteja disponível com 60 dias de antecedência.

De acordo com o advogado desportivo Frederico Dias, há dois tipos de tabela, a geral e a específica. "A geral só diz quem vai jogar contra quem, mas sem dias e horários, sem grade TV, etc. A segunda tabela explicando datas e dias. Isso é praxe do futebol. A lei fala que tem que ter 60 dias. Se aplica de forma diferente, mas se ler o artigo ele só fala isso", acrescentou.

O regulamento da competição foi definido no início do mês de outubro. O Pernambucano terá turno único com onze times, disputando dez jogos cada. Serão onze rodadas, já que um time folga por vez.

LEIA MAIS:

Náutico renova com Roberto Fernandes até o fim de 2018

Sport: Raul Prata evita contar com sorte nas próximas rodadas

Fábio Melo registra chapa para a eleição no Santa Cruz

O QUE DIZ A LEI

O Estatuto do Torcedor, lei 10.671, diz em seu artigo 9º que é direito do torcedor que "o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início". A FPF já publicou em seu site o ato com o nome do ouvidor Rodrigo Calheiros Doria.

O artigo é especificado no inciso 1º do artigo 5º, detalhando que é preciso publicar na internet no site da entidade a íntegra do regulamento; as tabelas contendo partidas com data, local e hora; nome e contato do ouvidor; borderôs das partidas; escalação de árbitros e relação de nomes dos torcedores impedidos de comparecer ao local do evento.

Depois a divulgação da tabela, qualquer interessado pode se manifestar em dez dias diretamente com o ouvidor, que terá 72 horas para elaborar um relatório com as principais propostas e sugestões. "Após o exame do relatório, a entidade responsável pela organização da competição decidirá, em quarenta e oito horas, motivadamente, sobre a conveniência da aceitação das propostas e sugestões relatadas", diz o inciso 3º do artigo 9º.

O inciso seguinte propõe que o regulamento definitivo seja, então, publicado 45 dias antes do início da competição. Após esta divulgação terminante, é vedado realizar alterações.

COM A PALAVRA, A FEDERAÇÃO

Nenhuma tabela consta ainda no site da FPF. A assessoria de imprensa afirmou que a entidade aguarda os laudos dos estádios para publicar o cronograma na página, provavelmente na próxima semana. O presidente Evandro Carvalho disse que é necessário interpretar a lei, entendendo assim que neste período de 60 dias determinado a federação precisa apenas informar quantos clubes disputam a competição e quantos jogos são.

"A definição de jogos tem até dez dias antes de iniciar a competição. Tanto que própria lei fala que até dez dias antes tem que lançar todos os jogos identificando os clubes. Tem que entender como a lei é interpretada. Oito anos que ela é aplicada dessa forma. Se não lançado dez dias antes, não vai ter jogo, nem mudar pode, salvo motivo de força maior, como acidente no estádio, decisão judicial, enchente", explicou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias