Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

[Opinião] Santa Cruz não precisava de mais um fato para agravar a crise

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 16/11/2017 às 10:14
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Por Wladmir Paulino

@Wladmir_Paulino

O Santa Cruz não precisava de mais um fato para agravar a crise na qual o clube como um todo se encontra há alguns meses mas só estourou após a confirmação do rebaixamento para a Série C. E o fator mais preocupando é o tal fato ter partido justamente de quem deveria procurar acalmar os ânimos: a própria diretoria. Ao demitir o técnico Marcelo Martelotte sem a consideração de chamá-lo para uma conversa, os dirigentes corais tiraram de circulação não apenas aquele que, durante algum tempo, conseguiu segurar a tampa da panela de pressão, mas também criar uma situação de Nós contra Eles, como se jogadores e dirigentes estivessem em lados opostos.

"A gente observou que o professor Martelotte não se posicionou na condição de defender o Santa Cruz", disse o presidente Alírio Moraes, em entrevista ao Jornal do Commercio.

Se teve alguém que nos últimos anos que soube defender o Santa Cruz como poucos foi Martelotte. Já o fizera como atleta em duas oportunidades. Como treinador, idem. O que o presidente queria era que o treinador fizess o papel de dirigente. Não poderia nem deveria. São situações diametralmente diferentes. Um técnico gerencia apenas pessoas. Ao presidente, vice e demais diretores cabem recursos, principalmente financeiros.

Leia mais:

Torcida do Santa Cruz revoltada com demissão de Martelotte

Em nota, Marcelo Martelotte agradece a todos no Santa Cruz, menos à diretoria

Santa Cruz pode dispensar Ricardo Bueno após ameaça de greve

Presidente diz que técnico não defendeu Santa Cruz na crise do elenco

CBF divulga tabela do Nordestão e Santa Cruz terá punição a cumprir

Delegar a responsabilidade que lhe caberia só aumenta a revolta da torcida contra a diretoria, como bem foi visto nas redes sociais. Tanto que a crise que levou o Santa à Série C teve um fenômeno: em raros momentos os jogadores foram citados como culpados ou ao menos corresponsáveis pela derrocada embora também tenham sua parcela, ainda que menor.

E Martelotte controlou os ânimos até onde foi possível. Antes da bomba estourar, o atacante Ricardo Bueno, numa coletiva, já havia comentado que na chegada do treinador foi feito um pacto para que o assunto salários atrasados não seria mais tocado. Ele mesmo comentou que seu trabalho era mais de psicólogo do que treinador de futebol. Captar recursos financeiros já seria demais. Com a saída dele, corre-se o risco, agora, de a ameaça de greve ser concretizada. Quando o Santa mais precisava de união, seu dirigente maior coloca-se em oposição a quem mais teria que ter perto de si: seus jogadores e funcionários.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias