Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Ibis faz história. Pior do mundo chega como gigante aos 79 anos

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 15/11/2017 às 17:07
Íbis desafiou o trio de ferro da capital. Foto: Íbis Sport Club.
Íbis desafiou o trio de ferro da capital. Foto: Íbis Sport Club.

Quinze de novembro, uma data histórica para o Brasil, sem dúvida um dos dias mais festejados da República que em 1889 foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nesta mesmo dia, em 1938 , com menos prestígio ou pretensão, os trabalhadores da Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP), para o próprio divertimento fundaram aquele que seria o "Pássaro Negro" mais famoso da história do futebol brasileiro e até mundial.

No início de tudo, apenas funcionários poderiam jogar, entre eles seu Onildo Erasmo Pires Ramos, que de tão apaixonado pelo futebol e pelo Íbis quando o time entrou em dificuldades e foi abandonado pela Tecelagem de Pernambuco, resolveu como legado da família levar adiante as cores rubro-negras.

Para quem não sabe, ìbis era uma ave sagrada do Egito Antigo, criada nos templos e enterrada mumificada junto aos faraós. Só assim talvez para entender a mística da camisa do clube pernambucano no qual seu maior trunfo é perder. No final da década de 70 e no início dos anos de 1980, teve uma sequência de dezenas de jogos sem vitórias. Um recorde construído em 3 anos e 11 meses sem comemorar vitória, isso acabou registrado no Guinness Book.

No aniversário de 79 anos do clube, o Ibis versão 2017, participou de um torneio na Região Metropolitana do Recife, e advinhem? Perdeu mais uma e caiu nas semifinais da competição. Comemorando o aniversário com um "churrasquinho" com os amigos o atual presidente revela o amor que herdou de família.

"Isso é uma continuidade do trabalho do meu avô e do meu pai, é um legado que eu levo muito feliz. O Íbis é minha vida, e enquanto eu viver e tiver condições vou levar adiante. o que complica é a falta de patrocínio, mas esse ano quem acompanhou a Série A2 do Pernambucano viu a força que podemos ter, ficamos invictos, surpreendemos muita gente, mas perdemos", disse.

Mauro Shampoo um dos jogadores mais emblemáticos da agremiação, revela que sua história de vida é encaixada com a do Íbis.

"A minha história com o pior do mundo todo mundo já sabe. Ser do pior e lembrado com a marca é sensacional. Joguei 10 anos, e só acumulei derrotas dentro do campo, mas fui muito feliz. Virei artista de cinema, boneco gigante, já fui convidado para ser entrevistado na França, e muito mais coisas boas aconteceram. Tô muito feliz com essa temporada. Em 79 anos o Íbis nunca ganhou vários jogos consecutivos como fez esse ano, no estadual.

IRRECONHECÍVEL EM 2017

Disputando a Série A2 do campeonato pernambucano, o Íbis assustou muita gente que achava que o pior mudaria seu status. Com uma primeira fase quase perfeita saiu da competição no primeiro jogo do mata-mata. Apenas uma derrota foi o suficiente, depois de uma sequência invicta de cinco jogos, a maior da sua trajetória.

RETROSPECTO DO ÍBIS

Muitos dados foram perdidos ao longo dos anos, mas o que pôde ser tabulado e contado é um retrospecto interessante.

939 Jogos

159 Empates

640 Derrotas

2.487 Gols sofridos

Saldo negativo de 1.737 gols

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias