Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz e Náutico precisam de campanha perfeita para escapar do Z4

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 08/11/2017 às 0:35
Fotos: JC Imagem.
Fotos: JC Imagem.

Além de não vencerem, Santa Cruz e Náutico ainda viram suas situações se complicarem mais ainda na Série B com os resultados da 34ª rodada, que mantiveram a pontuação ideal para escapar do rebaixamento para a Série C elevada. São os mesmos 45 pontos do giro anterior, o que obriga os dois times pernambucanos a uma campanha perfeita nos quatro jogos finais.

O 16º colocado, o Luverdense, tem 40 pontos em 102 possíveis. Isso rende um aproveitamento de 39,2%. Projetando esse percentual para os 114 possíveis em 38 jogos o número exato seria 44,7. Como é mais próximo de 45, tomou-se esse número como a pontuação alvo. A partir daí analisaremos a situações dos dois times.

Leia mais:

Lei do Ex derruba o Náutico na Arena de Pernambuco

Com pênalti não marcado, Santa Cruz fica no empate com Vila Nova

SANTA CRUZ

Com 33 pontos, o Tricolor só chega a 45 se vencer todos os jogos que restam. Ainda assim terá que torcer, e muito, contra três times: Guarani (15º), Luverdense (16º) e Boa Esporte (17º), todos com 40 pontos. Essas equipes só poderiam somar mais quatro pontos nas quatro últimas rodadas, o que dá uma vitória e um empate.

A outra conta é a seguinte: distância para o 16º x pontos em disputa. Nesse caso, a tarefa fica complicada do mesmo jeito pois dependeria de uma campanha quase nula dos três adversários. A diferença dos corais para o Luverdense é de sete pontos. Nesse caso três vitórias colocariam o time fora do Z4 com 42 pontos, mas na condição que os rivais somem apenas um.

A grande dificuldade é que os corais não tiveram longas sequências de vitórias. Aliás foi apenas uma e lá no início da competição, quando bateu Criciúma e Guarani nas duas primeiras rodadas. Outro ponto a ser ressaltado é que o time do Arruda também sofre nos critérios de desempate. Ao lado do lanterna ABC é o time que menos venceu, apenas sete vezes e tem um saldo negativo de dez gols contra seis do Boa, dois do Luverdense e oito do Guarani.

Os próximos jogos:

Boa Esporte x Santa Cruz

Santa Cruz x Paraná

Paysandu x Santa Cruz

Santa Cruz x Juventude

NÁUTICO

Se a conta do Santa é bem complicada, a do Náutico beira o milagre. Pelo ponto de corte de 45 pontos, o Timbu já estaria rebaixado, pois com 31 chega apenas a 43 pontos. Resta superar a pontuação que o separa do Luverdense e torcer para o trio dos 40 pontos somar no máximo dois pontos e o Santa somar nove. Nos critérios de desempate, o Timbu tem oito vitórias e saldo negativo de 17 gols.

A única vez em que venceu jogos seguidos o Timbu bateu Vila Nova e Luverdense na 18ª e 19ª rodadas.

Os próximos jogos:

Náutico x Londrina

Criciúma x Náutico

Náutico x Vila Nova

Luverdense x Náutico

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias