Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz precisa de quatro vitórias e um empate para escapar do Z4

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 22/10/2017 às 15:38
Foto: Estadão Conteúdo.
Foto: Estadão Conteúdo.

Obviamente a vitória é sempre o melhor resultado, ainda mais sabendo que ela poderia vir se não fosse um erro de arbitragem, mas o ponto trazido pelo Santa Cruz diante do Brasil ajudou a tarefa tricolor para fugir da zona de rebaixamento para a Série C. Cômoda a situação não é, mas ainda é contornável ao ponto de dar ao time a possibilidade de ainda perder dois jogos nessa reta final e ainda assim atingir a pontuação que se mostra necessária atualmente para manter-se na Série B.

Os 38,7% de aproveitamento do Figueirense após 31 jogos deixam o time catarinense com 36 pontos e projetando-se que esse índice seja mantido, seriam necessários 44 pontos para escapar da degola, 13 a menos do que o Santa possui (31). Para chegar lá, os corais precisam vencer quatro jogos e empatar 1, deixando duas partidas como margem de erro.

Leia mais:

“Não largamos o osso, somos carne de pescoço”, promete Derley

Martelotte e Derley prometem luta do Santa Cruz pelos seis pontos em casa

CT do Santa Cruz segue a todo vapor

Para que isso comece a virar realidade, os jogadores de Marcelo Martelotte não podem sequer pensar em outro resultado que não seja uma vitória sobre o Luverdense, no próximo sábado (28), no Arruda. Afinal, a equipe do Mato Grosso está um degrau acima dos corais (17º), abrindo o Z4 com 35 pontos. O Santa Cruz ainda não ultrapassa o adversário, mas coloca mais pressão para os jogos seguintes.

Depois do Luverdense, a equipe joga novamente no Arruda, desta vez com o velho rival Náutico, que, assim como o Luverdense, está na zona de rebaixamento - é o penúltimo colocado com 27 pontos. Depois são duas rodadas seguidas como visitante. Primeiro com o Vila Nova, que briga pelo acesso e depois com o Boa, que hoje tem 39 pontos e tem sua campanha para fugir da degola bem encaminhada.

Nos três jogos finais, os corais ainda fazem dois terços em casa. Encara o Paraná, outro que luta por vaga na Série A, no dia 14 de novembro; e fecha a campanha diante do Juventude, no dia 25. No meio deles, vai a Belém encarar o Paysandu, no dia 17.

EXTREMOS

A pontuação do ano passado dificilmente será repetida. A essa altura do campeonato em 2016, o Oeste ocupava a 16ª posição com 33 pontos. Eles somariam mais oito nas sete rodadas seguintes. Conseguiram o milagre de escapar com 41 pontos. Do outro lado da história temos o ano de 2007. O Paulista de Jundiaí somou 45 pontos e ainda assim foi rebaixado em 17º lugar, o que deixa a situação tensa porque o aproveitamento foi de 39,4%, próximo do que temos hoje. O Ceará, com 50 pontos, foi primeiro time a escapar naquele ano em que o Santa também caiu para a Série C.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias