Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Náutico precisa de 17 dos 21 pontos disponíveis para escapar do rebaixamento

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 22/10/2017 às 14:36
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Foto: Guga Matos/ JC Imagem

A primeira forma de se projetar uma fuga de rebaixamento está chegando ao fim para o Náutico. Com a derrota para o ABC na última sexta-feira (20) e o complemento da rodada no dia seguinte, o Timbu ficou 17 pontos atrás da perspectiva de pontos necessários para ficar em 16º lugar, local hoje ocupado pelo Figueirense. Isso corresponde a nada menos do que seis vitórias nos sete jogos restantes ou um aproveitamento de 80,95% do que vem pela frente. A outra opção é: cinco vitórias acrescidas de dois empates. Em tese, o time só tem o 'direito' de perder mais um jogo na Série B, a partir do confronto contra o Juventude, na próxima terça (24), em Caxias do Sul.

O cálculo utilizado atualmente é o seguinte: calcula-se o aproveitamento atual do 16º colocado e projeta-se esse mesmo aproveitamento para 38 rodadas e chega-se à pontuação necessária para manter-se neste mesmo degrau. O Figueirense com seus 36 pontos apresenta um aproveitamento de 38,7% dos pontos conquistados. Com 31 jogos disputados esse índice seria atingido na 38ª rodada com 44 pontos.

Leia mais:

Para técnico do Náutico, não há mais diferença entre jogo fora ou em casa

Técnico do Náutico deixa com a direção decisão sobre volta à Arena

> Novidades na volta para casa

Assim, os alvirrubros, com seus 27, precisariam de mais 17 para chegar lá. Com seis vitórias atingiriam 45 pontos, o que seria mais recomendável para deixar uma margem de segurança. Como vencer tanto em tão pouco tempo é bastante difícil, a opção menos complicada ficaria em fazer 15 pontos com cinco vitórias e empatando mais dois jogos. Claro que é sempre bom lembrar que o aproveitamento do 16º colocado varia a cada rodada e a pontuação necessária também acompanha essa gangorra. Na 30º rodada, a pontuação era mais próxima de 45.

A tabela vermelha e branca coloca esse jogo com o Juventude como vital para as pretensões do time. Pois, na sequência, mantém a condição de visitante diante do Santa Cruz, no Arruda, em jogo de seis pontos no dia 4 de novembro. Depois, são duas partidas seguidas como mandante: Paysandu e Londrina, nos dias 7 e 11, respectivamente. Depois a equipe de Roberto Fernandes sai para enfrentar o Criciúma e, em seguida, fazer seu último jogo de 2017 em casa: Vila Nova, no dia 17. Na última rodada, o Luverdense, no dia 25 de novembro, em Lucas do Rio Verde (MT).

A segunda forma de se calcular é mais simples e também segue o momento, mas descartando a projeção de aproveitamento. Basta apenas calcular quantos pontos ainda estão em disputa e quanto falta para o time atingir o 16º lugar. Enquanto as rodadas subsequentes renderem mais do que a defasagem, o time continua respirando.  Trazendo para a realidade do Náutico: a diferença para o Figueirense é de nove pontos enquanto ainda existem 21 por jogar.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias