Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Fifa deve entregar Bola de Ouro a CR7 nesta segunda. Messi e Neymar estão no páreo

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 22/10/2017 às 19:09
Fotos: AFP
Fotos: AFP

Por Maria Lua Ribeiro, especial para o Blog do Torcedor - A Fifa anuncia nesta segunda-feira (23) no The Best Awards 2017, o melhor jogador do mundo da última temporada. A cerimônia acontecerá no Bloomsbury, em Londres. São finalistas do prêmio o brasileiro Neymar, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, favorito ao prêmio, que pode deixá-lo empatado com Messi - cinco para cada. A Fifa encerrou a parceria com a revista France Football. Agora ela entrega os seus próprios prêmios elegendo o melhor jogador, jogadora, treinador e treinadora por temporada. Esta é a segunda edição do The Best.

Antes da hegemonia entre Cristiano Ronaldo e Messi, o último jogador a ganhar o prêmio de melhor do mundo foi Kaká, pelo Milan, no ano de 2007. A conquista da Champions League pesou para que ele vencesse o prêmio daquele ano. Após a conquista de Kaká, nas últimas nove edições os vencedores do prêmio ficaram entre Cristiano Ronaldo (2008, 2013, 2014 e 2016) e Messi (2009, 2010, 2011, 2012, 2015). Nove anos depois, o domínio da dupla pode ser quebrado por outro brasileiro. Ronaldo (3 vezes), Ronaldinho Gaúcho (duas), Romário e Rivaldo foram outros brasileiros premiados. Os pentacampeões já ficaram com a Bola de Ouro oito vezes.

Cristiano Ronaldo

O português, de 32 anos, jogou 46 partidas, marcou 42 gols e colaborou em 12 assistências na temporada 2016/2017. Dos jogos que atuou na temporada, participou de 31 vitórias, dez empates e cinco derrotas. O atacante do Real Madrid conquistou quatro títulos na temporada, entre a Liga Espanhola, Supercopa da Espanha, Supercopa Europeia e a Liga dos Campeões. Na lista dos melhores do mundo, CR7 tem quatro prêmios. Na Champions, liderou a artilharia pela quinta temporada seguida - uma delas dividindo com Messi e Neymar - com 12 gols.

Messi

O jogador do Barcelona marcou 54 gols em 52 partidas e contribuiu com 15 assistências. Na temporada Messi venceu a Copa do Rei. Uma desvantagem em relação a Cristiano Ronaldo que conquistou títulos em quatro torneios. Dos jogos que participou, Messi esteve em 38 vitórias, sete empates e sete derrotas do Barcelona. O atacante de 30 anos é o líder na conquista dos títulos de melhor do mundo, com cinco prêmios recebidos ao todo.

Neymar

O atacante do Paris Saint-Germain, de 25 anos, esteve no Barcelona na temporada passada e durante sua atuação no time catalão, conquistou o título da Copa do Rei. Neymar disputou 45 jogos, participando de 31 vitórias, sete empates e sete derrotas. O número de gols marcados foi 20. Nas assistências o camisa 10 da seleção brasileira bateu recorde com 21 passes para gol. Ao seu favor contam as atuações na seleção brasileira, com a classificação para a Copa do Mundo de 2018.

Os responsáveis por revelarem a posição de cada um dos finalistas são atuais e ex-jogadores, como Roberto Di Matteo, treinador e ex-jogador italiano; Jay-Jay Okocha, um dos maiores jogadores da Nigéria, atuando nas copas de 1994, 1998 e 2002; Alex Scott, zagueira do time inglês Arsenal Ladies; Andriy Shevchenko, considerado o maior futebolista da história da Ucrânia e atual técnico da seleção de seu país; e Peter Shilton, um dos melhores goleiros ingleses da história.

De acordo com Shevchenko, Cristiano Ronaldo deve ser o vencedor de 2017 e que seria justo o prêmio. Ele admitiu nunca ter visto ninguém jogar como ele. O ucraniano ainda ressalta as boas atuações dos concorrentes: "Messi é um jogador fantástico e teve uma boa temporada. E estou feliz pelo Neymar porque nos últimos cinco anos tem havido uma grande competição entre o Messi e o Ronaldo e agora surge o Neymar que tem estado muito bem", disse.

O ex-velocista jamaicano Usain Bolt, recordista mundial nos 100 e 200 metros, concorda com a opinião de Shevchenko e acredita que CR7 tem "uma capacidade assombrosa de receber o título e se manter no mais alto nível do futebol", além de elogiar os demais finalistas Messi e Neymar.

O jogador do Chelsea, Eden Hazard, também defende que o atacante do Real Madrid conquiste o prêmio e se espelha no craque para ser finalista das próximas edições: "Acho que este ano, Cristiano Ronaldo merece porque ganhou com Portugal, ganhou a Champions e a LaLiga (Campeonato Espanhol). Se um dia eu quiser ganhar, também tenho que conseguir ganhar tudo como ele", disse.

O campeão do mundo em 2006 pela seleção italiana, Francesco Totti, também acredita que Ronaldo será o melhor do mundo de 2017, apesar de não poupar elogios ao brasileiro e ao argentino: "Quando se trata de Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo estamos falando de três extraterrestres. Devo dizer que respeito todos. Mas acho que, Ronaldo está à frente dos outros. Ele teve uma temporada incrível e também conseguiu todos os seus objetivos com a camisa do Real Madrid", declarou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias