Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Zagueiro acredita que Santa Cruz pode permanecer com menos de 45 pontos

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 19/10/2017 às 17:42
Guilherme Mattis também afasta ideia de cansaço com viagem até o Sul do País. Foto: Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Guilherme Mattis também afasta ideia de cansaço com viagem até o Sul do País. Foto: Rodrigo Baltar/Santa Cruz

É clichê dizer (ou melhor, repetir), mas o Santa Cruz precisa recorrer aos cálculos para buscar sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Na 18ª colocação, com 30 pontos, o Tricolor necessita, teoricamente, de mais cinco vitórias nos oito jogos restantes para não cair de divisão. O zagueiro Guilherme Mattis, porém, acredita que a equipe pode ficar na Segundona com uma pontuação um pouco abaixo dos 45 projetados e recorre a outras temporadas para justificar sua análise.

"O histórico nos últimos anos diz que times com menos de 45 pontos sobreviveram na competição. Se não me engano, 41 ou 42 pontos não caiu nos últimos anos. É ruim fazer contas, mas é o nosso momento, a gente está vivendo isso. Temos que buscar os resultados. Contar cinco vitórias é uma pressão ainda maior. Vamos buscar a primeira, três pontos. Se for agora, excelente", disse Mattis.

O zagueiro até está certo. Por exemplo, o Oeste que garantiu a permanência na Segundona apenas na última rodada da temporada 2016 foi o time a conseguir a manutenção com a menor quantidade de pontos desde que a competição tomou o formato de pontos corridos, com 41 no total e 35% de aproveitamento.

LEIA MAIS:

Neymar multado por tentar atrapalhar processo com a Receita Federal

Zagueiro do Santa Cruz mira vitória para transformar Brasil em concorrente

Mattis lamenta mau desempenho defensivo fora de casa: “inadmissível tomar gol todo jogo”

Só há um problema com esse ponto de corte citado pelo jogador. Além do 16º colocado Guarani, o Figueirense, uma posição acima, e o Luverdense, uma abaixo e primeiro no Z4, também somam os mesmos 38,9% de aproveitamento. Calculando o valor desse percentual nos 114 pontos disputados por um time durante toda a Série B, o mínimo necessário para a permanência seria de 44,3. Assim, é melhor ficar de olho nos 45 pontos.

A cinco pontos da saída da zona de rebaixamento, Mattis quer a vitória do Santa Cruz sobre o Brasil de Pelotas no sábado (21), fora de casa, para voltar ao Arruda com um confronto direto contra o Luverdense para poder sair logo do Z4, a depender dos outros resultados.

"A atitude que a gente mostrou lá contra o Figueirense e no jogo daqui contra o Oeste mostra que o Santa não se entregou. Isso é nítido. Eu sei que às vezes a gente acaba errando e estourando lá atrás. Contra nós, os times estão tendo uma chance e fazendo, está uma situação complicada. Mas os jogadores que vão para essa viagem estão focados para essa batalha", prometeu o atleta coral.

Confira os 16º colocados na Série B de pontos corridos:

ANO 16º LUGAR PONTUAÇÃO
2006 CRB 44
2007 Ceará 50
2008 Fortaleza 45
2009 América-RN 46
2010 Vila Nova 46
2011 ASA 48
2012 Guaratinguetá 43
2013 Atlético-GO 44
2014 Bragantino 46
2015 Oeste 44
2016 Oeste 41

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias