Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Jogadores de futebol são maioria na lista de doping da ABCD. Dois deles com passagem por PE

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 19/10/2017 às 19:37
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

A lista divulgada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) com os 47 atletas flagrados em exames com substâncias proibidas traz dois jogadores com passagens pelo futebol pernambucano: o zagueiro Renato Silva, que defendeu o Santa Cruz em 2014 e o atacante Eliandro, que passou pelo Sport em 2010. O futebol é a modalidade com a maioria de 'representantes', com 17 pessoas.

Renato Silva, que está sem clube, testou positivo para Dimetilbutilamina Ostarine Ibutamoren, presentes em suplementos alimentares proibidos, quando o time que defendia, o Boa Vista, recebeu o Sport pela segunda fase da Copa do Brasil e perdeu por 1x0. A substância, um diurético, não potencializa o desempenho, mas pode ser usada para mascarar outras substâncias. É a mesma flagrada no corpo do nadador Cesar Cielo às vésperas do Mundial de Esportes Aquáticos em 2011, que na época sofreu uma advertência.

O problema de Renato é que ele é reincidente. Há dez anos, quando jogava pelo Fluminense, pegou uma suspensão de 120 dias pelo uso de THC (tetrahidrocanabinol), o princípio ativo da maconha. A legislação internacional prevê banimento quando os atletas é reprovado no exame mais uma vez

ELIANDRO

O atacante foi contratado pelo Sport junto ao Cruzeiro para a disputa da Série B de 2010. Em 12 partidas marcou apenas um gol - ao final o Leão terminaria em sexto lugar. Ele testou positivo para Furosemida. A substância, um diurético, não potencializa o desempenho, mas pode ser usada para mascarar outras substâncias. É a mesma flagrada no corpo do nadador Cesar Cielo às vésperas do Mundial de Esportes Aquáticos em 2011, que na época sofreu uma advertência.

Atualmente o jogador defende o Guarani e a substância foi encontrada em seu corpo no dia 10 junho, no jogo contra o Paraná Clube. Em entrevista à Rádio CBN de Campinas, o presidente do Guarani, Palmeron Mendes Filho, disse que o clube já foi notificado da irregularidade, mas não da suspensão preventiva que o jogador deve receber.

O dirigente também garantiu que Eliandro não tem antecedentes de doping e em outros três exames realizados posteriormente não foi encontrado nada de anormal.

Confira a lista de atletas:

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias