Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Há 13 anos, Messi fazia seu primeiro jogo oficial pelo Barcelona. E o mundo nunca mais seria o mesmo

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 16/10/2017 às 16:21
Foto:  Reprodução Barcelona TV.
Foto: Reprodução Barcelona TV.

Há 13 anos nascia uma lenda. Já com 17 anos e 22 dias e 1,70m de altura. Lionel Messi, que já arrepiava em La Masia, o centro de treinamento onde são formados os jogadores do Barcelona, entrava em campo pela primeira vez com a camisa azul-grená em uma partida oficial. E justamente no dérbi catalão, diante do Espanyol. O primeiro gol viria um pouco mais tarde, contra o Albacete e com um passe magistral de Ronaldinho Gaúcho, então o 'Messi' do Barça naqueles anos.

A ligação do jogador com o Barça é realmente umbilical. Depois de começar nas categorias infantis do Newel's Old Boys, foi detctada uma produção hormonal insuficiente, que não permitia que o garoto crescesse como uma criança normal. Aos 13 anos media apenas 1,40m e as injeções que prcisava tomar eram custeadas por uma fundação em que seu pai trabalhava e custava US$ 900 por mês.

A crise econômica que assolava a Argentina na época fez a empresa suspender o tratamento em Messi. O Newel's também não tinha como pagar e, depois de oferecer o garoto ao River Plate sem sucesso, o pai, Jorge, resolveu tentar a sorte na Espanha, onde uma prima da mãe do futuro craque morava. Mais precisamente na cidade de Lérida. Messi fez o teste no Barcelona, que bancou seu tratamento. Ao mesmo tempo em que crescia - em estatura - seu futebol assombrava. Saía-se bem enfrentando meninos dois anos mais velhos.

Além disso, cresceu 30 centímetros em 30 meses, atingindo a altura que ficaria como adulto. No último ano em que jogou na base já chamava a atenção dos colegas mais velhos do estrelado elenco do Barcelona, principalmente do já citado Ronaldinho, que se referia a ele como irmão mais novo. Finalmente, em 2004, a estreia num jogo oficial substituindo o luso-brasileiro Deco.

De lá para cá foram 522 gols, cinco prêmios de melhor do mundo e quatro Ligas dos Campeões, só para ficar nos maiores prêmios. Este ano, foi escolhido pela revista britânica Four Four Two o segundo melhor jogador da história, deixando em terceiro lugar ninguém menos que Pelé, só ficando abaixo de seu compatriota Diego Maradona.

O Barcelona fez uma bela homenagem ao seu maior joador com um vídeo compilando alguns grandes momentos do jogador nas divisões de base com o texto: "Todo mundo sabe o que ele fez desde então. Mas nem todo mundo sabe como começou sua história."

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias