Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Quando caiu para a Série C, há dez anos, Santa Cruz tinha nove pontos a mais do que hoje

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 12/10/2017 às 10:19
Tricolor precisa de, ao menos, cinco vitórias. Foto: Diego Nigro/ JC Imagem.
Tricolor precisa de, ao menos, cinco vitórias. Foto: Diego Nigro/ JC Imagem.

A sombra de um passado triste ronda torcedores do Santa Cruz, que lembram, sem qualquer resquício de saudade, da Série B de dez anos atrás. Naquela competição, o Tricolor caía para a terceira divisão, dissabor que ainda não havia experimentado em sua centenária história. E, para que aquele passado não vire presente novamente, o time não pode nem pensar em repetir a campanha das dez rodadas finais daquela temporada fatídica. Nos últimos dez jogos, os corais não venceram nenhum e somaram apenas quatro pontos.

O que chama a atenção é que na 28ª rodada da Segundona de 2007, o Santa somava 38 pontos, nada menos do que nove acima do que tem agora com a mesma quantidade de partidas disputadas.

Leia mais:

Atacante Julio Sheik se despede do Santa Cruz e encerra carreira

> Salvação dupla é quase impossível para Santa Cruz e Náutico

> Copa do Nordeste com semifinais e finais durante a Copa do Mundo

Isso mostra, também, uma diferença de panorama entre as equipes que brigavam contra o rebaixamento naquela oportunidade. O aproveitamento de pontos estava bem acima do tradicional e do que é visto em 2017. Aquela ponuação colocava o Tricolor em 12º lugar, sete pontos abaixo do quarto colocado, a Portuguesa (45). Por outro lado, estava apenas três pontos acima do Avaí, que abria a zona de rebaixamento.

Na rodada 27, os corais venceram o Ituano, fora de casa, por 2x0. A partir daí, desceram a ladeira, com sete derrotas e quatro empates a partir da rodada seguinte. Foram três derrotas e três empates em casa. O único ponto conquistado fora do Arruda veio na 30ª rodada, quando empatou com o Gama por 1x1. Mesmo assim, a equipe só entraria na zona de rebaixamento na 34ª rodada, quando empatou por 2x2 com o Avaí, em casa.

O que também chama a atenção em 2007 é que a tendência de pontuação alta foi até o fim. O último time fora do Z4 foi o Ceará, que terminou com impressionantes 50 pontos e um aproveitamento de 43,88%. O 17º colocado, abrindo a zona de degola foi o Paulista, que terminou com 45 pontos.

Com seus 29 pontos este ano, o Santa ocupa a 18ª posição com um aproveitamento de 34%. O Luverdense, primeiro time escapando, tem 40% dos pontos (34). "O campeonato está afunilando.  Faltam dez partidas e quanto mais rápido a gente sair, melhor.  A gente sabe que corre risco de ser rebaixado mas estamos lutando focados no objetivo", disse o meia-atacante João Paulo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias