Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Reações de ABC e Ceará estavam mais adiantadas que o Náutico na 28ª rodada

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 09/10/2017 às 17:43
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Ainda no gramado do Serra Dourada, na última sexta-feira (6), o atacante do Náutico, Gilmar, lembrou das reações de ABC e Ceará, em anos recentes, para o Náutico se espelhar e conseguir fugir do rebaixamento para a Série C. A retrospectiva das campanhas dos dois times nos anos em que conseguiram renascer das cinzas mostra que, a essa altura da competição, 28 rodadas, os dois já somavam mais pontos que os alvirrubros.

A arrancada do ABC aconteceu na Série B de 2013. A equipe fechou o primeiro turno, 19ª rodada, com míseros 14 pontos, assim como o Náutico vez em 2017: 11 derrotas, cinco empates e apenas três vitórias. O vento mudou a direção na segunda metade de forma avassaladora. Foram dez vitórias, dois empates e sete derrotas. Os potiguares terminaram com 46 pontos, em 14º lugar. Quem abriu a zona de rebaixamento naquele ano foi o Guaratinguetá, com 41.

O que foge do Náutico neste momento é que a reação do ABC a essa altura já estava bem consolidada. Na 28ª rodada, a equipe já estava fora da zona de rebaixamento com 32 pontos, chegando à quinta vitória seguida - ainda venceria mais uma. No total, o time já havia vencido nove vezes, três a mais do que o Timbu tem hoje. São justamente essas vitórias que fazem a diferença de pontos, pois o time pernambucano hoje tem 23.

CEARÁ

A história do Ceará é um pouco mais próxima do que os alvirrubros estão fazendo. Entre as rodadas 1 e 19 os alvinegros também somaram os mesmos 14 pontos, resultado de três vitórias, cinco empates e 11 derrotas. A reação foi mais tímida, porque dividiu-se em duas partes: no início e no final do returno. No fim, a equipe então comandada por Lisca, terminou com 45 pontos - 12 vitórias, nove empates e 17 derrotas. Ficou com a 15ª posição. O rebaixado com mais pontos foi o Macaé, com 43.

O Ceará iniciou sua primeira arrancada com três vitórias entre as rodadas 20 e 24. Como empatou uma, passou apenas uma rodada sem pontuar. Quando chegou ao ponto em que a competição está agora (28ª rodada), a equipe já estava novamente em novo jejum, que duraria seis rodadas. Era o 17º colocado com 26 pontos, cinco abaixo do Macaé, o primeiro fora do Z4.

O subida recomeçou na 30ª rodada, com nada menos do que cinco triunfos seguidos. Ainda deu-se ao luxo de perder um jogo na 36ª rodada, para o Vitória. Empatou com América Mineiro na penúltima rodada, entrando no últilmo jogo com 42 pontos, um atrás do Oeste, o 16º lugar. Mas como havia o jogo com o Macaé, 15º também com 43, 'bastava' vencer para escapar. O Ceará venceu por 1x0.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias