Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Se a regra espanhola de multa para baixo público chegasse ao Brasil só dois times escapariam

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 21/09/2017 às 14:57
Foto: Guga Matos / JC Imagem
Foto: Guga Matos / JC Imagem

A estranha regra do Campeonato Espanhol versão 2017/2018 fez sua primeira vítima: a Liga Espanhola multou o Celta de Vigo por não garantir 70% de ocupação em seu estádio nos dois primeiros jogos como mandante.  Se essa regra fosse trazida para o futebol brasileiro seria um festival de multas, pois apenas duas equipes conseguem superar esse percentual. O líder Corinthians tem uma média de 81% de ocupação de sua arena e seu velho rival, o Palmeiras, chega a 73%. O São Paulo, mesmo com a segunda maior média de público do Brasileirão 2017 (32.411) só enche 48% do Morumbi.

O Celta viu seu saldo na conta corrente diminuir por levar 16.961 torcedores contra a Real Sociedad e 17.384 diante do Alavés. Este último público, por exemplo, deixou 59,9% do local ocupado.

A regra imposta por La Liga tem por objetivo potencializar as transmissões de sua competição porque vai seguir o modelo vitorioso da Premier League - a liga inglesa - com transmissão própria. E um bom público no estádio numa transmissão passa a imagem de uma competição mais atraente, garante boa audiência atrai mais patrocinadores.

A câmera central fixa, que a Inglaterra já usa é o grande vetor da nova regra. "Na próxima temporada haverá sanções econômicas para os clubes que não estiverem com todos os lugares ocupados na câmera", avisou o presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, em maio, ao final da temporada 2016/2017.

Em termos de Brasil, essa regra atingiria até mesmo o clube mais popular do País. O Flamengo tem uma média de 14.574 pessoas por jogo, o que representa 58% do estádio. A média geral de ocupação no Brasileirão deste ano é de 41% dos estádios. Só para comparar, fica atrás até da Liga Russa, que registrou público em 44% dos seus estádios na temporada 2016/2017.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias