Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sport é goleado por 5x0, perde uma posição, e liga alerta na Série A

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 02/09/2017 às 17:53
Foto: Estadão Conteúdo
Foto: Estadão Conteúdo

O Sport não conseguiu mostrar a que veio a Porto Alegre e foi goleado pelo Grêmio, neste sábado (2), pela 22ª rodada do Brasileiro Série A. Se vencer o Tricolor fora de casa não é uma tarefa fácil, pelo menos o Leão sabia que era difícil cair na tabela, já que teria que perder por pelo menos cinco gols de diferença. Aconteceu. O Rubro-negro foi dominado do início ao fim pelo adversário e saiu derrotado da Arena do Grêmio por 5x0 e na 11ª posição.

O resultado marca o quinto jogo sem vitórias do Sport, que despencou na tabela, onde já figurou na quinta posição. Agora, além de tentar voltar à briga pela vaga na Libertadores, precisa ligar o alerta contra os times de baixo, já que está a apenas quatro pontos da zona do rebaixamento. O Grêmio mantém a caça ao líder, com 43 pontos e a sete do Corinthians.

LEIA MAIS

> Luxemburgo não nega possibilidade de haver “corpo mole” no Sport

> “Foi ridícula a atuação”, diz executivo de futebol do Sport após vexame

Sport aceita jogo do Grêmio e é dominado no primeiro tempo

O Sport chegou à Arena do Grêmio com o discurso de jogar de igual para igual contra a equipe gaúcha. Nos primeiros minutos, até parecia que o Leão buscaria o equilíbrio na partida, com marcação no campo de ataque e tentativas de chegar ao gol adversário. Não durou muito. Logo após a empolgação inicial, o Tricolor passou a ter o controle das ações, com troca de passes e ataques pelos lados, principalmente no esquerdo, com Fernandinho.

Pelo meio, o Grêmio também encontrava espaços na defesa do Sport, e foi assim que iniciou a jogada que daria o primeiro gol aos donos da casa. O atacante Everton conseguiu avançar e dar bom passe para Fernandinho, na entrada da área. O ponta tricolor fez o giro para cima de Ronaldo Alves, que o derrubou pouco antes da linha. Magrão armou a barreira, mas Edílson acertou uma bomba no ângulo do goleiro, sem chances, para abrir o placar, aos 19 minutos da primeira etapa.

O Sport não mostrou força para buscar o empate. Mesmo na vantagem, era o Grêmio quem prezava pelo controle de bola e pelas jogadas mais verticais. A primeira chance de ampliar veio mais uma vez com Fernandinho, que chutou cruzado a partir do lado esquerdo. Atacantes gremistas tentaram, mas não alcançaram.

E se de um lado Fernandinho vinha infernizando a defesa rubro-negra, do outro o lateral Edílson, autor do gol, era o dono do lado direito ofensivo. E foi o jogador quem recebeu a bola, perto da linha lateral, e fez a grande jogada do segundo gol. Sander foi a primeita vítima, levando uma caneta e deixando o adversário escapar. Na sequência, Edílson também driblou Henriquez e encontrou Everton, livre, para ampliar, aos 35. E até o fim da etapa inicial, o Sport pouco fez para diminuir o marcador.

Sport tenta voltar mais ofensivo, mas é surpreendido por efetividade do Grêmio

O técnico Vanderlei Luxemburgo até tentou levar algo novo para a equipe. Promoveu a saída de Anselmo para a entrada de Patrick, e Everton Felipe para o lugar de Osvaldo. Não adiantou. No início, até que o Sport tinha uma postura diferente da etapa inicial, buscando até mais o gol adversário. O Grêmio, por sua vez, se defendia com muita segurança e obrigava o Leão a chegar apenas com chutes de longe.

Sem conseguir criar, o Sport foi ficando exposto na defesa, e viu a situação que já era ruim piorar. Ramiro tabelou com Bressan e, quando ia receber a bola na área, foi puxado por Samuel Xavier. O árbitro marcou pênalti, para muita reclamação dos leoninos. Fernandinho foi para a cobrança. Ele chutou forte, Magrão ainda tocou nela, mas não evitou o terceiro gol gaúcho, aos 22 da etapa final.

A desmotivação para buscar o jogo era nítida, mas não deu nem tempo de absorver o impaco. Dois minutos depois, o mesmo Fernandinho recebeu um passe de Ramiro de cabeça. Ele, também de cabeça, sozinho, mandou no canto gol. A partir daí, o Sport apenas assistiu a partida e não tinha forças para reagir.

Renato Portaluppi, do outro lado, começou a poupar seus jogadores, promovendo alterações com jogadores menos experientes. Nem isso ajudou. Dionathãn, que tinha acabado de entrar, cortou para o meio e mandou no canto, para fechar o placar em 5x0.

FICHA DA PARTIDA – GRÊMIO 5 X 0 SPORT

Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur e Ramiro (Beto Silva), Léo Moura (Patrick) e Fernandinho; Everton (Dionathã). Técnico: Renato Gaúcho.

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henríquez e Sander; Anselmo (Patrick), Rithely e Wesley (Lenis); Osvaldo (Everton Felipe), Diego Souza e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Série A (22ª rodada). Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS). Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO). Gols: Edílson (G), aos 19' do 1T, Everton (G), aos 35' do 2T, Fernandinho (G), aos 22' do 2T e aos 25' do 2T e Dionathã, aos 37' do 2T. Amarelos: Anselmo (S), Sander (S), Samuel Xavier (S) e Diego Souza (S). Público: 19.295. Renda: R$ 595.667.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias