Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Técnicos estrangeiros poderiam ajudar mais o futebol brasileiro

Carlyle Paes Barreto
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 16/08/2017 às 19:33
 Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

A contratação do colombiano Reinaldo Rueda pelo Flamengo e a declaração de Jair Ventura, criticando a vinda de técnicos estrangeiros, fez voltar polêmica antiga no futebol brasileiro. Pelo protecionismo, pela reserva de mercado. Embora profissionais que vêm de fora tenham ajudado na antipatia, com maus resultados. Mas eles poderiam ajudar bastante, como nova filosofia de trabalho.

Não é por falta de conhecimento da profissão, ou de novas táticas, que os estrangeiros não têm obtido sucesso no País. Especialmente nas últimas décadas. Talvez pela dificuldade de entender o modus operandi do jogador nacional. Acostumado mais a motivadores, a gritadores.

Mais que querer entender o jogo, os atletas confiam mais nos técnicos boleiros. Nos paizões. Naqueles que gerem melhor o vestiário. E não necessariamente o time. Extracampo, o jogador brasileiro também é diferente. É mimado. Não lê, não gosta de rever partidas. Nem de acompanhar adversários. Não se preocupa com estatística além de gols ou assistências. É movido a pagode pré-jogo. E pós-jogo. Diferenças que atrapalham treinador com outra cultura. E que funcionam como barreiras.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias