Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

A lenda do Sport 'Papai da Cidade' teve seu auge com a conquista de 1975

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 13/08/2017 às 6:09
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Como toda lenda há um certo exagero, mas a alcunha de 'Papai da Cidade' que o Sport Club do Recife carrega tem sua razão de ser. A partir da década de 1970, o time da Ilha do Retiro apresentou bons resultados quando entrou em campo no segundo domingo do mês de agosto e três anos seguidos no início da década de 1970 foram fundamentais para merecer o título, principalmente em 1975, uma das conquistas mais festejadas da história leonina.

A saga começou em 1973, quando o Santa Cruz dominava o futebol pernambucano. A primeira partida do Clássico das Multidões decisivos aconteceu no dia 12 de agosto, um Dia dos Pais. E deu Leão por 1x0, com gol de Odilon. Três dias depois um novo encontro. Os corais venceram por 2x0 com dois de Ramon e conquistaram o pentacampeonato.

12/8/1973

Local: Ilha do Retiro.

Juiz: Arnaldo César Coelho.

Renda: Cr$ 202 673,00.

Público: 31 631.

Gol: Odilon, 32 do 1.º tempo.

Sport: Adeíldo; Djair, Lima, Cidão e Marcos; Ronaldo e Draílton; Ditinho, Odilon, Maranhão e Ivanildo.

Santa Cruz: Gilberto; Gena, Rivaldo (Antonino), Paulo Ricardo e Botinha; Erb (Fernando Santana) e Luciano; Valmir, Santos, Ramón e Givanildo.

Um ano depois, em mais um Estadual, o Leão entrou em campo na mesma data festiva. Desta vez um jogo de meio de campeonato e com a Desportiva Pitu, que se transformaria depois na Desportiva Vitória. O placar foi tranquilo: 5x0. Luisinho Cearense marcou três. Adãozinho e Ditinho fecharam a conta.

11/8/74

Local: Arruda.

Juiz: Gilson Cordeiro.

Renda: Cr$ 26 328 (3 678 pagantes).

Gols: Luisinho Cearense, 8, e Adãozinho, 27 do 1.°; Luisinho Cearense, 18 e

39, e Ditinho, 42 do 2.°

Expulsões: Marcos e Carlinhos.

Sport: Adeildo; Marcos, Cidão, Alberto, Luisinho Paulista, Wilson,

Feitosa, Luis Fumanchu (Ditinho), Adãozinho (Helinho), Luisinho

Cearense e Orlando.

Desportiva: Laursa; Lula (Lulinha). Carlos, M

FIM DO JEJUM

A relação estreia com as vitórias no Dia dos Pais chegou ao auge no dia 10 de agosto de 1975. Os rubro-negros não levantavam uma taça havia 12 anos e os torcedores rivais já provocavam chamando o time de Leão XIII, alusão ao Papa, que comandou a Igreja Católica entre 1878 e 1903. Depois de um investimento pesado em contratações pelo então presidente Jarbas Guimarães, o hiato chegou ao fim num domingo, no estádio dos Aflitos. Assis Paraíba marcou o gol da vitória aos 23 minutos do primeiro tempo e o Sport conquistava o Pernambucano pela 20ª vez em sua história.

Local - Aflitos;

Juiz: Sebastião Rufino:

Renda: CrS 155 314,00;

Público: 12 140;

Gol: Assis 23 do 1.°;

Expulsão: Paraguaio;

Cartão amarelo: Jorge Mendonça, Miguel, Lima e Baiano.

Sport: Tobias, Marcos, Pedro Basílio. Alberto, Cláudio, Luciano, Assis, Miltão (Peri), Garcia, Dario e Peres

Náutico: Neneca, Miguel, Beliato, Sidclei, Draílton, Juca Show, Vasconcelos. Baiano. Jorge Mendonça, Paraguaio e Lima (Dedeu)

EQUILÍBRIO

O tempo passou e outros resultados aconteceram em Dias dos Pais. As vitóriaS foram mais frequentes que os outros resultados até meados dos anos 1990 quando os estaduais começaram a encolher em detrimento do Brasileirão e o aumento, ano a ano, dos clubes participantes da Copa do Brasil - a competição começou a ser disputada em 1989.

Um clássico sem vitória rubro-negra aconteceu em 1981, ano em que os leões conquistaram o bicampeonato. Santa e Sport se encontraram no Arruda e o time da casa arrancou o empate por 2x2 aos 40 minutos do segundo tempo depois de os visitantes fazerem 2x0 (Roberto e Nilson) no primeiro tempo. Eli e Aluisio marcaram para o Santa. Nesse jogo, o árbitro Glson Cordeiro expulsou três jogadores rubro-negros: Merica, Givanildo e o goleiro País.

Em 1984, o jogo disputado com muito equilíbrio foi contra o Náutico, na Ilha do Retiro, pelo segundo turno do Pernambucano. Heider pôs o Sport na frente no primeiro tempo e Careca empatou para os alvirrubros na segunda etapa. A igualdade forçou uma prorrogação, em que prevaleceu novamente o equilíbrio com outro empate: Baiano (Náutico) e Bianque (Sport) marcaram. Nos pênaltis, os alvirrubros venceram por 4x3 e conquistaram a segunda parte da competição.

RECENTE

No ano passado, não teve Sport em campo no Dia dos Pais, mas os papais rubro-negros puderam fazer a festa na véspera, quando o Leão venceu o Flamengo por 1x0 na Arena de Pernambuco com gol de Edmílson. No ano anterior, quando os rubro-negros fizeram sua melhor campanha na era dos pontos corridos o time vencia o Atlético Paranaense na Arena da Baixada até os acréscimos, com um gol de Marlone aos 15 do primeiro tempo. O Furacão só empatou aos 52 minutos da segunda etapa - foram sete minutos de acréscimo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias