Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Na situação do Náutico, ninguém escapou do rebaixamento

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 27/06/2017 às 16:57
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem

A Série B do Campeonato Brasileiro é disputada no formato de pontos corridos desde a temporada 2006. Naquela ocasião, o Náutico foi um dos times a conquistar o acesso à primeira divisão, junto ao Atlético-MG, Sport e América-RN. Nestas 11 edições anteriores, apenas um time, Vila Nova em 2014, chegou a 10ª rodada com o mesmo aproveitamento pífio do Alvirrubro nesta temporada, de apenas dois pontos em 30 disputados. A péssima notícia é que ele não conseguiu escapar do rebaixamento.

Sem vitórias até agora, o Náutico repete o (péssimo) "feito" não só do time goiano, mas também do Duque de Caxias e do Mogi Mirim, rebaixados em 2011 e 2015 respectivamente. Naquelas disputas da Segundona, as equipes chegaram aos 10 jogos sem vencer uma partida sequer.

LEIA MAIS:

Náutico tenta reverter retrospecto negativo recente diante do CRB

Situação política do Náutico ganha trégua e acordo pode ser selado essa semana

Zagueiro Breno Calixto evita projetar pontos do Náutico

Por outro lado, o Timbu pode também observar os exemplos positivos de times que escaparam do decesso, mesmo chegando a um quarto da competição com menos de 10 pontos e nas últimas colocações. E não precisa olhar muito longe. Há dois anos, o Ceará era o vice-lanterna e tinha apenas 5 pontos. Ao final daquela Série B, se manteve em 15º, com 45 pontos.

Campanha semelhante ao ABC de 2013. O time chegou a ser o lanterna, com seis pontos na 10ª rodada e fechou o ano cinco pontos fora do Z4, ao somar 46 em 14º lugar. Até o Vila Nova, exemplo negativo, pode ser algo a se inspirar. Em 2010, o colorado tinha só 4 pontos após 25% dos jogos disputados, mas por pouco escapou do rebaixamento, ao encerrar a temporada com os mesmos 46 pontos do rebaixado Brasiliense, mas ter uma vitória a mais.

Além desses, a Portuguesa de 2006 se manteve mesmo sendo o 20º colocado com 8 pontos e o América-RN, com um ponto a menos e uma posição a mais dois anos depois. Em 2009, foi a vez do São Caetano fugir da degola depois de segurar a lanterna somando 6 pontos.

Pela frente, o Náutico tem mais 28 rodadas, com 84 pontos a serem disputados. A começar pelo jogo em casa contra o CRB. A partida contra o time regatiano acontece na sexta-feira (30), na Arena Pernambuco, e as equipes entram em campo às 21h30.

Confira o Z4 de todas as edições da Série B em pontos corridos na 10ª rodada e ao final da competição:

rebaixados, série b, Arte: Guilherme Castro/NE10

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias