Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Mais do que currículo, Sport tem que contratar conceitos de jogo que funcionem

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 25/05/2017 às 10:40
Ney Franco se mostrou nada atual para o Leão e Vanderlei pode ser mais do mesmo. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Ney Franco se mostrou nada atual para o Leão e Vanderlei pode ser mais do mesmo. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Compreendo que a diretoria do Sport quer dar uma resposta ao torcedor após perder a final da Copa do Nordeste de maneira massacrante para o Bahia, nessa quarta, na Arena Fonte Nova. O time foi tão ruim que o 1x0 foi pouco para o Leão. No entanto, a direção rubro-negra precisa ter a cabeça no lugar neste momento para não errar mais uma vez. Mais do que buscar apenas um nome ou currículo, o Sport precisa de ideias atualizadas que realmente funcionem.

Ney Franco, por exemplo, não dava nenhum indício que estava atualizado com o que se pratica no futebol do País. Tanto que passou quase dois meses no Leão e pouco fez o time evoluir, assim como seu antecessor Daniel Paulista, mas com o agravante de ser muito mais experiente e de ter sido contratado justamente para melhorar o trabalho do ex-volante.

LEIA MAIS:

> Salvador do time, Magrão diz que erro são de todos

> Everton Felipe chora e pede desculpas para torcida

> Análise da queda do Sport: erros além da expulsão

> Roberto tira onda com derrota do Sport nas redes sociais

> Após derrota no Nordestão, Ney Franco não comanda mais o Sport

> Demitido, Ney Franco diz que time fez bom jogo em final

Trazer apenas um nome de impacto é trazer um novo Ney Franco ao Sport. Na tal "entrevista de emprego" a diretoria do Sport tem que ir com uma ideia de jogo em mente. O conceito é mais importante do que o nome. Mas essa ideia precisa ser atual com o que se pratica na Série A do Campeonato Brasileiro, como jogo apoiado, marcação coletiva e que pressione o adversário, além de uma valorização do grupo ao invés do individual.

É por apostar tanto nesse individual que o Sport vem errando. Se pensa muito na unidade na Ilha do Retiro e se esquece do todo. O técnico faz parte disso. O treinador não tem que ser maior do que o elenco e nem o inverso, lógico. É preciso equilíbrio.

Dentro desse contexto, como Luxemburgo ou Cristóvão Borges, por exemplo, não se encaixam nessa filosofia. Qual o último grande trabalha de Luxa? Está há quase um ano parado e estava na China, local que até mesmo para os selecionáveis é contestável em termos de nível de futebol. Isso sem falar que seus últimos times apresentaram conceitos nada novos.

Isso não quer dizer que Vanderlei não entenda de futebol, óbvio. Ele pode até arrumar o time do Leão com o "feijão com arroz", que ele domina bem. Mas é muito provável que seja mais um currículo do que um conceito que funcione a longo prazo. E não seria por falta de peças, afinal esse time rubro-negro é bom em termos técnicos. Só precisa de uma organização maior.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias