Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Primeira Liga seria realmente uma boa para os pernambucanos?

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 17/05/2017 às 19:00
Foto: Thiago Wagner/NE10
Foto: Thiago Wagner/NE10

Ainda avaliando a nova fórmula da Copa do Nordeste, que valerá a partir de 2018, os clubes da capital pernambucana, Náutico, Santa Cruz e Sport, não descartam uma desfiliação da Liga do Nordeste. É claro que essa é uma hipótese quase improvável e muito radical por parte do trio do ferro. Mas caso ocorresse, a Primeira Liga seria uma via para alvirrubros, tricolores e rubro-negros com o objetivo de preencher o calendário com um regional. Mas seria mesmo uma boa ir para a competição do Sul e Sudeste?

Se formos olhar os critérios esportivos e receitas talvez não seja uma boa trocar o Nordestão pela Primeira Liga. Nas receitas, por exemplo, o regional do Nordeste leva a melhor com R$ 28 milhões (estimativa para 2018) contra R$ 23 mi da Primeira Liga. A diferença pode ficar ainda mais relevante quando observa-se os critérios de distribuição das cotas. Na Copa do Nordeste, essa divisão obedece critérios esportivos, enquanto que na outra competição não é muito bem definida.

LEIA MAIS:

> Pernambucanos deixam posição sobre novo Nordestão para fim do regional

Além disso, o Nordestão tem a vantagem de dar ao campeão uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte. Pode não ser muito quando comparamos com a vaga da Sul-Americana dada até o ano passado, mas ainda assim é uma vaga. Isso sem falar nas questões técnicas das duas competições. No nosso regional, as vagas são dadas de acordo com os estaduais. Com a mudança, em 2019 entre o ranking da Confederação Brasileira de Futebol. Pode não ser uma mudança muito justa para os pequenos, mas ainda assim é critério. Na Primeira Liga não há. Ou seja, caso queiram a competição do Sul e Sudeste, o trio de ferro daqui teria que negociar bem sua participação, inclusive para ganhar cotas melhores.

Portanto, por mais que a Copa do Nordeste não seja a competição dos sonhos para Náutico, Santa Cruz e Sport, ela ainda parece mais justa em termos financeiros e técnicos em relação a outros regionais. Talvez isso já pese para o trio do Recife considerar muito radical a saída do regional. O lema "ruim com Nordestão, pior sem ele" se aplica bem nesse caso. Assim, é muito provável que, mesmo insatisfeitos, os clubes da capital sigam com o regional.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias