Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Opinião: faltou pedir desculpas ao Santa Cruz, Sport

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 04/05/2017 às 16:33
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Por Wladmir Paulino, @Wladmir_Paulino - Ninguém é bobo de não admitir que a comemoração de Halef Pitbull foi o estopim das respostas dadas por boa parte dos jogadores do Sport após a vitória e classificação no Arruda. Mas uma coisa tem que ser levantaeda: os vídeos postados pelo volante Rithely não foram endereçados apenas ao atacante rival. Atacaram a torcida do Santa Cruz e o estádio do Arruda, quando ambos não tiveram nenhuma ingerência na atitude desrespeitosa do centroavante.

É até compreensível a revolta dos rubro-negros com Pitbull. Se o vídeo contém expressões de baixo calão já representa algo até historicamente ligado ao futebol. Quando surgiu na Inglaterra era considerado uma modalidade indigna para cavalheiros, pois homens de grande estirpe não se tratavam a pontapés. Além disso, os jogadores repetiram uma ladainha vinda da própria arquibancada.

O problema é dirigir-se à torcida com gestos e palavras desqualificatórias. Tripudiar em cima de uma tentativa de retomar a paz. A diretoria do Santa Cruz pôs uma faixa no vestiário rubro-negro com a frase: "O Santa Cruz saúda o Sport Club do Recife #Porumfuteboldepaz". E é justamente a faixa a ser ironizada pelo jogador, que depois deprecia o estádio José do Rego Maciel. Para completar, na segunda-feira, dois dias antes do jogo, o vice Constantino Júnior pediu desculpas formalmente no programa Fórum Esportivo, da Rádio Jornal.

Santa Cruz Foto: Diego Nigro/JC Imagem.

No primeiro jogo, nenhum do torcedor pulou o alambrado para estapear o escudo. O estádio do Arruda também estava lá, quieto no lugar dele. Revidar em quem não atacou e, pior, quem tentou de duas formas, amenizar o problema.

Por isso a resposta do vice rubro-negro, Gustavo Dubeux, soa quase como conivência com a atitude de seu atleta. O mínimo que se esperava era 'pagar na mesma moeda'. Da mesma forma que Constantino se desculpou pelo erro de seu jogador, o rubro-negro deveria se desculpar com a torcida do Santa Cruz pela pisada na bola do volante. Pedir desculpas não diminui, só engrandece. Ainda mais num esporte em que os ânimos são tão acirrados, em que pessoas se matam em portas de estádios com paus, pedras, revólveres ou privadas. Ainda mais num momento em que os três grandes clubes de Pernambuco se mostram unidos para negociar melhores contratos e não diminuírem a participação do Estado na Copa do Nordeste.

Pitbull e Rithely não acrescentaram nada com suas atitudes. Mas eles podem se encontrar nas férias e marcarem um churrasco.

Mas o Sport deve desculpas à torcida do Santa Cruz. Se existe alguém que fez um clube ser grande, podem ter certeza de que foi ter sempre um rival a altura dentro de campo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias