Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Mesmo derrotado no STF, Flamengo se diz campeão de 87

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 18/04/2017 às 16:52
Flamengo perdeu no STF nesta terça-feira. Foto: Divulgação/Flamengo
Flamengo perdeu no STF nesta terça-feira. Foto: Divulgação/Flamengo

Apesar da derrota por 3x1 na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o Flamengo, por meio de suas redes sociais, se proclamou campeão do Brasileiro de 1987. "No campo, na bola, sempre Flamengo. Campeão Brasileiro de 1987", publicou o clube carioca no perfil oficial no Twitter.

Na tarde desta terça-feira, o Flamengo foi derrotado no STF por 3x1. O tribunal negou recurso dos cariocas para que fosse considerada a divisão do título de 87 com o Sport, considerado e mantido como único campeão. Os ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal votaram pela manutenção do Leão como único campeão.

Relator do processo, o ministro Marco Aurélio Mello já havia dado parecer contrário ao Flamengo. Faltavam então os votos dos minutos Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Barroso, contudo, pediu vistas em agosto do ano passado e paralisou o julgamento. Na retomada, nesta terça, ele votou a favor dos cariocas se baseando em decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de 2011, que dividiu temporariamente o título. Moraes e Weber votaram junto com o relator, mantendo o Sport como único campeão. Fux se considerou impedido de votar por ser pai do advogado do Flamengo.

LEIA MAIS:

> Goleiro é convocado para seleção sub-20

> Ronaldo elogia ‘concorrente’ Fabrício e afirma que Sport só tem a ganhar

> “Não tem dois campeões, o campeão de 87 é o Sport”, diz presidente

> Diego Souza, André e Rogério vetados no Sport para jogo com Joinville

Sport e Flamengo disputam na Justiça o título de 87 desde o fim do polêmico Brasileiro daquele ano. Em crise, a Confederação Brasileira de Futebol só assumiu a organização do campeonato às vésperas do começo, criando os módulos Verde e Amarelo. Os campeões dos módulos (1º e 2º) iriam se cruzar em quadrangular para definir o campeão. Flamengo e Inter, que ganharam o módulo Verde, não quiseram disputar a fase final e perderam por W.O.

Assim, o Sport e Guarani, vencedores do Amarelo, fizeram as finais com o Leão levando a melhor. Sport e Guarani jogaram a Libertadores no ano seguinte. O resultado do gramado, contudo, virou alvo de briga da Justiça já em 1988. O Sport teve decisão favorável em 1994, que foi ameaçada em 2011, quando a CBF decidiu dividir o título. Os pernambucanos recorreram e voltaram a ser os únicos campeões. Atualmente, a decisão válida para o Leão é a da 3ª turma do Superior Tribunal de Justiça, em 2014.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias