Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Resumão: Como fica a última rodada da Copa do Nordeste?

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 13/03/2017 às 10:46
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

A quinta rodada da Copa do Nordeste já colocou alguns times nas quartas-de-final e tirou as chances de classificação de outras equipes. Mesmo assim, os números finais só serão dados mesmo na última rodada, que acontece no dia 22 de março, com todos os jogos às 21h45.

LEIA MAIS:

Santa Cruz tenta virar a chave para o Pernambucano e para se recuperar

Daniel Paulista aprova início de temporada do Sport

Nirley destaca relação de Milton Cruz com os reservas: “trata todo mundo igual”

Em Pernambuco, o Sport foi o único time a se garantir na próxima fase e é, atualmente, a equipe com a melhor campanha na competição, com 13 pontos. O Náutico venceu o Santa Cruz por 1 a 0, na Arena de Pernambuco, e se manteve vivo, com chances ainda que difíceis de conseguir eliminar o rival tricolor. Neste mesmo grupo, o Campinense, líder com 11 pontos também estará no mata-mata. No grupo B, um dos favoritos, o Bahia, venceu por 4x0 o Moto Club fora de casa e garantiu mais uma vaga.

Os eliminados

Se apenas três times podem ser cravados na próxima fase, outros nove já deram adeus à competição. Pelo grupo A, o Uniclinic manteve a pior campanha da Copa do Nordeste, sem ter sequer feito gols. No grupo B, Altos, com quatro pontos, e Moto Club com dois também deram adeus. O Fortaleza, com 7 pode chegar aos 10 de alguns segundos colocados, mas por ter apenas uma vitória também não pode avançar.

No grupo C, do Sport, Juazeirense e Sampaio Corrêa têm 3 pontos cada, e não podem mais se classificar. Já no D, o tradicional CSA, mesmo com a vitória no clássico contra o CRB, somou apenas 6 pontos e não tem mais chances. Atrás, o também tradicional ABC ficou com 4 pontos e está eliminado. No último grupo da competição, América de Natal e Botafogo da Paraíba, com 4 pontos cada, ficaram pelo caminho.

Decisão na última rodada

Matematicamente, sete times disputarão cinco vagas restantes. Os pernambucanos Santa Cruz e Náutico brigam entre si por uma vaga. Para o Tricolor, um empate contra o Campinense, no Arruda, serve para avançar. Além disso, uma vitória garante aos Corais a liderança do grupo e a provável vaga no pote 1, entre as quatro melhores campanhas da competição. Para o Timbu a missão é um pouco mais difícil. O Alvirrubro precisa vencer o Uniclinic, no Ceará, e torcer para o rival ser derrotado em casa. Ainda assim, precisa tirar quatro de diferença no saldo de gols para ficar com a segunda vaga do grupo, e entrar no pote 2.

Leão já está garantido na próxima fase. Foto: Guga Matos/JC Imagem Leão já está garantido na próxima fase. Foto: Guga Matos/JC Imagem

Já para o River, no grupo C, a situação é mais confortável. Com 10 pontos, o time precisa apenas de um empate contra a eliminada Juazeirense para cravar seu lugar no mata-mata.

No grupo D, já é praticamente um mata-mata. O CRB, que tem 8 pontos, recebe o Itabaiana, com 10, no Rei Pelé, em Maceió, Alagoas. Pelos pontos, dificilmente esse grupo avançará com duas equipes. Portanto, quem vencer se classificará com a primeira posição, e um empate favorece o visitante sergipano.

No último grupo, é provável que os dois primeiros avancem. O Sergipe recebe o Vitória. Os dois times têm 10 pontos, com vantagem no saldo de gols de três dos sergipanos contra dois dos baianos.

Classificação geral define potes da segunda fase

Oito times estarão no mata-mata: os cinco primeiros colocados e os três melhores segundos. Mas a outro fator que influenciará esses times na última rodada, o de cair no pote 1 no sorteio. Os confrontos das quartas-de-final serão definidos por sorteio entre dois potes. No primeiro, estarão as quatro melhores campanhas da competição, consequentemente, o restante ficará no segundo.

A vantagem de estar no pote 1 é poder decidir o confronto em casa. Vale lembrar que essa vantagem é acumulativa, os times continuam somando pontos e esse ranking pode ser mutável ao longo das fases.

Hoje, o pote 1 estaria nessa ordem: 1º Sport, 2º Bahia, 3º Campinense e 4º Sergipe. No pote 2, viriam: 5º Itabaiana, 6º Santa Cruz, 7º River e 8º Vitória.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias