Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Como Milton Cruz mudou o astral do Náutico e venceu dois clássicos

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 13/03/2017 às 17:01
Timbu encara o Sport no domingo. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Timbu encara o Sport no domingo. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O técnico Milton Cruz tem menos de um mês no Náutico, mas já conseguiu mudar muito o ambiente do clube, que ainda não perdeu sob o comando dele. Se antes o Timbu era uma equipe desacreditada para o Pernambucano e principalmente o Nordestão, agora já alimenta chances. Tudo isso graças a algumas mudanças promovidas por Cruz em relação a Dado Cavalcanti, o treinador que estava antes.

A primeira delas diz respeito ao discurso de Milton. Desde que chegou, o treinador manteve os pés no chão e focou o trabalho, sem alarde. O objetivo era dar mais confiança ao elenco ao grupo antes de prometer metas e trazer ainda maior pressão a um elenco que vinha sob muita cobrança.

LEIA MAIS:

> Náutico e Sport mostraram evolução em vitórias

> Resumão: Como fica a última rodada da Copa do Nordeste?

> Nirley destaca relação de Milton Cruz com os reservas: “trata todo mundo igual”

> Técnico do Náutico destaca participação da base no elenco

Além disso, o comandante alvirrubro procurou prestigiar mais o elenco do Náutico de uma maneira geral. Tanto que nomes como Manoel, Giovanni, Darlan, Alison, Maylson e Juninho já tiveram suas chances com o treinador, mesmo que por pouco tempo. Prova que o técnico está preocupado em ter formar um elenco. Tanto que mesmo ressaltando a necessidade de reforços, vem preservando as posições que deseja para não desmotivar o grupo.

Contudo, a principal mudança talvez tenha sido dentro de campo. No comando do Náutico, Milton fez algumas mudanças táticas importantes. A principal foi recuar Rodrigo Souza para a função de primeiro volante para dar maior qualidade na saída de bola. Não por acaso ele foi um dos melhores no clássico contra o Sport, na Arena de Pernambuco. Além disso, deu maior liberdade para João Ananias "caçar" os adversários, o que pode aumentar o número de bolas recuperadas no meio.

Na parte ofensiva, abriu mão do esquema com três atacantes usado por Dado e reforçou o meio para garantir mais posse de bola. Além disso, deu maior liberdade para o garoto Erick, que passou a exercer função essencial no ataque do Náutico, sempre flutuando pela direita.

Se tudo isso vai fazer o Timbu chegar ao título no Pernambucano ou Nordestão é outra história, até porque a equipe precisa continuar evoluindo de nível. Mas não há dúvidas que os alvirrubros entraram de vez na briga. As duas vitórias seguidas em clássico são prova disso.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias