Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz tem melhor início de temporada em três anos

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/02/2017 às 11:14
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

É óbvio que o futuro não é algo previsível, mas, com toda dificuldade para remontar o time após o rebaixamento do ano passado, o Santa Cruz conseguiu iniciar o ano de 2017 de maneira razoável. Os corais ainda não perderam e já têm o melhor início de temporada dos últimos três anos - levando em conta os sete primeiros jogos. É superior, inclusive, ao ano passado, quando, ainda no primeiro semestre, os corais levantaram a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano em sequência.

Até o momento, o time do Arruda entrou em campo pelo Nordestão e Campeonato Pernambucano. Nas sete partidas conseguiu três vitórias e quatro empates. Os detratores podem argumentar que as igualdades mostram que o time não seja tão bom assim. No entanto, duas delas aconteceram em clássicos - 1x1 com Sport e Náutico -, confrontos em que as forças se equilibram. O terceiro empate foi logo no primeiro jogo oficial, 1x1 com o Campinense, no Amigão. O quarto, esse o mais amargo, veio diante do Belo Jardim, em pleno Arruda, pelo Estadual.

As vitórias aconteceram contra o Náutico, por 1x0; e Central, por 4x2. Essa campanha resultou em 12 gols marcados e apenas cinco sofridos. O aproveitamento está nos 61%.

2016

Foto: Diego Nigro/JC Imagem. Foto: Diego Nigro/JC Imagem.

O início do ano passado não dava nenhum indício de que o Tricolor levantaria alguma taça. Pior, criava uma expectativa ruim para a Série A, competição que o clube voltava após 10 anos - essa, no final das contas, se concretizou. Nos sete primeiros jogos, o Santa venceu apenas dois, empatou outros depois e perdeu três. E foram três derrotas doídas: para Bahia, Sport e Náutico. Venceu apenas o América (Pernambucano) e Confiança (Nordestão). Nos gols, um reflexo disso: nove marcados e sofridos. O aproveitamento foi de apenas 38%. A guinada veio com a chegada do técnico Milton Mendes no lugar de Marcelo Martelote.

2015

Campeonato Pernambucano terá jogos na segunda-feira Foto: JC Imagem.

Como perdeu a decisão do terceiro lugar para o Salgueiro no Pernambucano do ano anterior (2014) o Santa Cruz tinha apenas o Estadual no início da temporada. E o começo foi pior ainda. Nos dois primeiros jogos, o time do técnico Ricardinho tomou nada menos que seis gols e não marcou nenhum. O primeiro do ano foi uma contundente derrota para o Sport em pleno Arruda. A vitória veio na terceira rodada ao fazer 2x1 no Central.

No total foram duas vitórias, um empate e quatro derrotas. A equipe marcou apenas quatro gols e tomou dez, com um saldo negativo de seis. O aproveitamento de pontos ficou em 33,3%. Mas o futebol dá muitas voltas e o Tricolor terminaria o Pernambucano fazendo a festa numa inédita final com o Salgueiro. Empate por 0x0 no primeiro jogo, no Cornélio de Barros e vitória por 1x0 no Arruda. Melhor ainda no fim do ano. Já com Martelote no comando e reforçado pelo atacante Grafite, a equipe arrancou na reta final da Série B e conseguiu o acesso.

2014

Foto: Acervo JC Imagem. Foto: Acervo JC Imagem.

O início de 2014 foi superior ao atual. Vindo do título da Série C - a primeira taça nacional conquistada pelos corais - o clima era de festa, ainda mais porque se tratava do ano em que o Santa completava 100 anos. A equipe comandada por Vica conseguiu quatro vitórias, dois empates e perdeu apenas uma vez. Marcou 12 gols e tomou 8. Conseguiu um aproveitamento de 66,6%.

Mas o desfecho foi contrário aos anos em que começou ruim. O time do Arruda chegou à semifinal tanto do Nordestão quanto do Pernambucano, ambas contra o velho rival Sport. Mas caiu em ambas. No Estadual parou nas mãos de Magrão na disputa por pênaltis. No Regional perdeu os dois jogos: 2x0 na Ilha e 2x1 no Arruda.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias