Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Náutico monta elenco polivalente para temporada 2017

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 18/01/2017 às 8:01
Páscoa é zagueiro de origem, mas também joga como volante. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Páscoa é zagueiro de origem, mas também joga como volante. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Por Filipe Farias, do Jornal do Commercio

Um grupo versátil. No elenco que a diretoria do Náutico montou para esse ano – atualmente conta com 31 jogadores –, pelo menos 10 atletas atuam em mais de uma posição. A versatilidade de alguns deles pode ajudar o técnico Dado Cavalcanti ao longo da temporada, principalmente nos jogos que ele precisar modificar a postura da equipe durante uma partida sem ter a necessidade de “queimar” uma substituição.

Um dos alvirrubros que podem fazer dupla função em campo é Rodrigo Souza. Volante de origem, o jogador de 29 anos não se limita apenas a marcação, mas, com sua qualidade no passe, também pode atuar mais avançado para deixar os companheiros na cara do gol. “Dado já vem exigindo isso da gente (ele e Marco Antônio). Estamos fazendo essa função de buscar o jogo e dar suporte lá na frente. Está sendo proveitoso. Só não gosto de jogar de costas, porque tenho dificuldade. Minha preferência é atuar mais por dentro, vindo de trás para ver o jogo de frente. Bom que Dado dá essa liberdade para que eu possa fazer essa função”, declarou o volante/meia.

No setor defensivo, dois zagueiros também conseguem desempenhar outro papel em campo. Apesar de sempre atuar na zaga, Éwerton Páscoa conquistou o Pernambucano e a Copa do Nordeste (ambos em 2014) pelo Sport jogando como volante. Já o canhoto Adalberto, sob o comando do próprio Dado Cavalcanti no América-RN, chegou a jogar algumas vezes na lateral-esquerda.

LEIA MAIS:

Jeferson diz ter paciência necessária para esperar chance no Náutico

Rodrigo Souza lamenta 2016 irregular e visa ano promissor pelo Náutico

Projeto de recuperação no CT do Náutico deve ser apresentado no fim do mês

Do meio para frente vários jogadores se alternam em várias posições. Além de Rodrigo Souza e Marco Antônio que podem fazer as vezes de volante e meia, Maylson e Cal Rodrigues também conseguem desempenhar a dupla função. Já Jefferson Nem, Dudu e Jefferson Renan são considerados meias-atacantes, podendo jogar centralizados na armação do time ou mais abertos como pontas de lanças.

Para fechar a lista dos atletas timbus polivalentes, Alison, Willian Silva e Giva são bastante dinâmicos em campo e, se Dado Cavalcanti precisar, eles podem se alternar entre a posição de centroavante – jogando mais enviado na área – e a de atacante de beirada, tendo a responsabilidade de subir para o ataque pelas laterais do campo e, sem a bola, descer para recompor na marcação adversária.

Até o final dessa semana, a diretoria do Náutico deve anunciar a contratação de um lateral-esquerdo. Com a saída de Negretti, a chegada de mais um volante também está prevista.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias