Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Tite recupera seleção e derruba mitos com a força do trabalho

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 16/11/2016 às 1:17
Brasil venceu Peru e se isolou na liderança das Eliminatórias. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Brasil venceu Peru e se isolou na liderança das Eliminatórias. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Parece difícil de acreditar que em tão pouco tempo o técnico Tite conseguiu tranformar a seleção brasileira de um time desacreditado em uma equipe competitiva, atualizada com o futebol que se pratica no mundo inteiro. Melhor do que isso, mudou a seleção sem grandes mudanças de peças, derrubando de vez o mito de que nossa geração era fraco. Fraco mesmo era nosso comando com Dunga.

O grupo não só é forte como já está quase classificado para a Copa do Mundo, e com certa sobra, diga-se de passagem. Hoje o Brasil já pode se orgulhar de ter um time na frente de rivais como Argentina e Uruguai, por exemplo.

Aos poucos, o 7x1 deixa de nos assombrar. Não será esquecido porque é resultado histórico, mas já é coisa do passado, graças a alguém que se mostrou atualizado com os principais estudos do futebol. Que privilegia o trabalho e não o achismo. Tite pode até errar, porque é ser humano, mas vai errar com base em uma argumentação lógica. No Brasil de Tite, as decisões são fundamentadas com base em um conjunto.

Claro que isso não nos garante a conquista de uma Copa ainda. O trabalho precisa seguir com uma evolução. Temos vários exemplos recentes que provam que a euforia antes de um Mundial só atrapalha. Mas Tite sabe disso e a tendência é que seleção chegue forte em 2018. Pode não ganhar porque futebol ainda é um jogo, mas somos favoritos de novo. Fora dele ainda tem muita coisa errada com CBF, mas pelo menos dentro dele estamos em mão bem direcionadas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias