Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz cai por 3x1 e vê abismo aumentar no Brasileirão

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/09/2016 às 12:57
Tricolor sofreu gol logo no começo da partida. Foto: Figueirense Futebol Clube FOTO:

Os contra-ataques do Figueirense foram fatais para o Santa Cruz conhecer mais uma derrota fora de casa no Brasileirão. Jogando no Orlando Scarpelli, o time da casa abriu o placar antes de um minuto e, com isso, conseguiu levar o jogo da maneira que queria, deixar o Santa se expor e vencer por 3x1, pela 27º rodada. Com os mesmos 23 pontos, o time pernambucano vê sua distância para fora da zona de rebaixamento aumentar ainda mais. E com perspectiva complicada para o futuro já que no próximo giro recebe ninguém menos que o líder Palmeiras, na próxima segunda-feira (3/10), no Arruda.

> Abatido, Tiago Cardoso diz que time pagou pelo erro no início

Começou o jogo, gol do Figueirense. Logo na primeira investida, o time da casa explorou justamente o setor improvisado dos corais e numa linha de passe, Dodô acionou Ayrton. O lateral avançou, entrou na área e tocou na saída de Tiago Cardoso para fazer 1x0 aos 30 segundos de partida. Se algo pode ser tirado de bom nisso é o fato de que o time pernambucano não agiu como normalmente fazem as equipes que se encontram afundadas em zonas de rebaixamento. Não se afobou, pôs a bola no chão, controlou as ações e só não empatou pela falta de qualidade na hora de concluir. Há de se ressaltar também que a bola caiu nos pés de quem não tem lá tanta intimidade com as redes.

A primeira chance tricolor foi a mais clara. Keno fez ótima jogada pela esquerda e serviu Derley. Apenas com Gatito Fernandez e a barra à frente o camisa 8 tentou dominar mas a bola escapou-lhe. Depois, Keno (sempre ele!) repetiu a dose pelo mesmo lado e cruzou para trás. Léo Moura apareceu para chutar fraco e no meio do gol. Depois disso, o jogo despencou.

O Figueirense encolheu-se para se defender. Conseguiu mas na hora de criar, falhava. O Santa Cruz só tinha Keno. E ele, percebendo que era só com ele, passou a sair mais da esquerda para o corredor central. Com isso, Derley foi substituído por Mazinho, até porque avançava demais e errava na mesma proporção. Porém, por mais que Keno tentasse, as duas linhas bem próximas do Figueira impediam a progressão do Santa. Aos poucos, a equipe de preto começou a ensaiar os contra-ataques. Num deles, Léo Moura quase marcou contra após chute cruzado de de seu xará de sobrenome, Rafael. Aos 37, o He-Man lançou Lins. Tiago Cardoso saiu do gol, levou um chapéu e mesmo tendo que tocar três vezes na bola para dominá-la o atacante catarinense conseguiu empurrar para o gol.

O técnico Doriva ainda esperou quase dez minutos de segundo tempo para acionar Grafite. O colocou no lugar de Pisano porque o Figueirense amontoou seus jogadores na frente da área e os cruzamentos dariam o tom das investidas dos tricolores, por isso era bom deixar uma dupla de centroavantes. Mas além da bola bater e voltar, tanto Léo quanto Keno insistiam em entrar pela diagonal ao invés de abrirem como pontas.

O Figueirense seguia rebatendo bolas na tentativa de alguma virar contra-ataque. Não encaixava porque Rafael Moura estava muito isolado. Quando ganhou a companhia de Dodô pela direita e Lins pela esquerda a coisa complicou para os corais. E com uma dose cavalar de azar. Aos 14, Lins chutou rasteiro e Tiago Cardoso estava na bola. Mas o pé de Danny Morais apareceu na frente e desviou. A bola encobriu o goleiro tricolor para decretar o 3x0.

Vendo que a dupla de centroavantes não funcionou, Doriva mandou Arthur para o lugar do General. Deu certo não por isso, mas por Keno aparecer como um autêntico camisa 9 e concluído com muita categoria a bola levantada por Mazinho. Com essa formação, o Santa voltou a jogar mais com a bola no chão e a rondar a área do Figueirense. Mas como tudo tem o outro lado, o time ficou perigosamente exposto ao contra-ataque. Para se ter uma ideia, a dupla Danny/Néris jogava na linha divisória do gramado. E muitas oportunidades foram cedidas ao time da casa. Não chegarm a ser concluídas pelo mau posicionamento de Rafael Moura, quase sempre em impedimento.

FICHA DA PARTIDA - FIGUEIRENSE 3X1 SANTA CRUZ

Figueirense: Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Werley e Pará; Jefferson, Renato, Elvis (Everton Santos) e Dodô (Ermel); Rafael Moura e Lins (Ferrugem). Técnico: Marquinhos Santos.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Léo Moura, Danny Morais, Néris e Luan Peres; Uillian Correia, Derley (Mazinho), João Paulo e Pisano (Grafite); Keno e Bruno Moraes (Arthur). Técnico: Doriva.

Brasileirão (27ª rodada). Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC). Árbitro: Paulo Vollkopf (MS). Auxiliares: Eduardo Goncalves da Cruz e Cicero Alessandro de Souza (ambos do MS). Gols: Ayrton, aos 30 segundos; Lins, aos 37 do primeiro tempo e 14 do segundo. Keno, aos 20 do segundo. Cartões amarelos: Rafael Moura, Luan Peres, Néris, Léo Moura e Pisano.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias