Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Estante FC - O suor que transformou Bernardinho

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 21/08/2016 às 9:41
Bernardinho FOTO:

Estante FC

Toda semana, um dos repórteres de Esportes do Blog do Torcedor, do Jornal do Commercio, da TV Jornal e da Rádio Jornal vai escrever sobre o último livro que leu ou ainda está lendo, envolvendo temas esportivos. Nesta semana, Davi Saboya escreve sobre as crônicas esportivas do brasileiro Nelson Rodrigues.

Bernardinho

O futebol sempre foi a minha paixão, mas o vôlei é o meu segundo esporte favorito. "Transformando suor em ouro" é o livro em que Bernardinho conta a sua história e os métodos de liderar que o fizeram um dos melhores treinadores do Brasil. Um líder capaz de gerir grandes talentos.

Não foi à toa que Bernardinho garantiu, na última quinta-feira, quando a equipe masculina de voleibol do Brasil avançou para a final dos Jogos Olímpicos, a sua sétima medalha olímpica, sendo uma como jogador e as outras seis como treinador.

Ele sabe como muitos liderar uma equipe. Entra geração, sai geração, a Seleção Brasileira continua brigando em alto nível pelos maiores títulos. Assim como sabe comandar um dos maiores líberos do vôlei, Serginho, no auge dos seus 40 anos, Bernardinho sabe colocar um garoto como Lucarelli no caminho da glória.

Um talento único. Ímpar. Em um dia que pode se tornar especial para a vôlei brasileiro, não poderia deixar indicar esse livro. Mais que recomendável para que deseja uma leitura sobre liderança, gestão e motivação. Bernardinho sabe como poucos trabalhar esses três pontos entre homens e mulheres.

Uns 20 anos depois, quando dirigia a seleção feminina do Brasil, eu costumava convidar Bené para assistir aos nossos treinos no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca. Já idoso, ele se sentava num canto, observando tudo em silêncio. Um dia, não resisti e

desarquivei o assunto:

- Bené, me explica uma coisa: por que, sempre que eu brigava com meu irmão, você me

expulsava do treino e nunca tirava ele, que não queria nada?

Resposta do velho treinador:

-Justamente por isso, porque seu irmão não queria nada. Se eu o mandasse embora, talvez ele

não voltasse mais e eu precisava dele no time. Já você estava tão envolvido no vôlei que eu

tinha certeza de que voltaria sempre.

Trabalho + Talento = Sucesso. Essa é a lógica do treinador e não é por a caso que o trabalho vem antes do sucesso. Para entender essa soma, só lendo o livro. Boa leitura!

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias