Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sport sai da zona de rebaixamento em grande estilo: 5x1 na Chape

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 26/06/2016 às 20:29
Foto: Diego Nigro/JC Imagem.
Foto: Diego Nigro/JC Imagem.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem. Rodney Wallance marcou duas vezes na partida. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Não poderia ser de maneira mais emblemática a saída do Sport da zona de rebaixamento pela primeira vez no Brasileirão. Eficiente nos contra-ataques no segundo tempo, o time da Ilha goleou a Chapecoense por 5x1 na noite desde domingo (26), na Ilha do Retiro, pela 11ª rodada e chegou aos 12 pontos, assumindo a 16ª posição - já são três jogos sem derrota. Na próxima rodada os leoninos vão a Salvador encarar o Vitória no Barradão.

» Oswaldo quer que atuação vire padrão

» Mansur está chegando

» Rodney diz que viu o goleiro adiantado

» Galeria de imagens

» Ouça os gols da vitória na voz de Aroldo Costa

O Sport manteve seu padrão de marcar a partir da linha de meio de campo com o quarteto Everton Felipe, Diego Souza, Edmilson e Gabriel Xavier. Todo agrupado, o time pernambucano forçou constantemente o adversário a usar a ineficiente bola longa, já que encontrava os leoninos sempre em superioridade numérica. Quando tinha a bola, o time da casa variava entre a circulação entre um lado e outro ou o jogo vertical usando os dois lados.

E o resultado veio até rápido. Numa investida pela esquerda, Rodney Wallace tentou o cruzamento mas a bola foi tão fechada que traiu o goleiro Danilo e entrou direto no gol. A vantagem cedo deixou os rubro-negros ainda mais à vontade em campo. Com as linhas bem fechadas, o Sport deu-se ao luxo de só atacar na boa, já que os catarinenses não conseguiam chegar perto da área. Tanto que a produção ofensiva do Índio Condá limitou-se a uma finalização.

O único momento de apuro foi num lançamento de Cléber Santa para Silvinho. Ao entrar na área, o jogador foi puxado pelo calção por Samuel Xavier aos 29. Logo em seguida ele caiu, mas o árbitro interpretou como simulação e mostrou-lhe o cartão amarelo. O jogo caiu de rendimento, com o poder defensivo do Sport levando vantagem sobre uma Chapecoense sem alternativa para entrar na defesa rival. O time da casa poderia ter melhor sorte se aproveitasse algumas oportunidades de contra-ataque. Diego Souza, por exemplo recebeu ótimo lançamento de Rithely aos 27, mas foi desarmado por Marcelo na hora de chutar.

De amarrado na maior parte do primeiro tempo, o jogo virou para eletrizante nos primeiros minutos do segundo. Aliás, segundos, mais precisamente 48. Esse foi o tempo que o time visitante precisou para empatar num belo passe de Marcelo para Ananias tocar rasteiro na saída de Magrão. O Sport agiu rápido para não deixar o jogo complicar e voltou à frente do marcador aos nove. Gabriel Xavier bateu escanteio no primeiro pau e Rithely subiu mais que todo mundo para fazer 2x1.

Daí em diante, o time da Ilha jogou do jeito que queria e, mais do que isso, executando a proposta do contra-ataque corretamente. Nesse tipo de jogada conseguiu mais dois gols em dez minutos. Aos 11, Rodney Wallace usou sua Canhotinha de Ouro para marcar mais um depois de Thiego se enrolar com a bola. Aos 19 mais um, desta vez pela esquerda. Samuel Xavier mandou na medida para Diego Souza completar de voleio e ampliar para 4x1.

Com o jogo controlado, o técnico Oswaldo de Oliveira começou a fazer as modificações. Primeiro, Rogério entrou no lugar de Edmilson. Pouco depois foi a vez de Ronaldo substituir Rodrigo Mancha. E na primeira vez que a dupla recém-chegada tocou na bola saiu o quinto gol. Rogério recebeu pelo meio e rolou para Ronaldo soltar a bomba no canto esquerdo e completar a festa. Foi o primeiro gol do volante como profissional.

FICHA DA PARTIDA - SPORT 5X1 CHAPECOENSE

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Rodrigo Mancha (Ronaldo) e Gabriel Xavier; Diego Souza (Clayton), Everton Felipe e Edmílson (Rogério). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Chapecoense: Danilo; Gimenez, Marcelo, Thiego, Sérgio Manoel; Josimar, Cleber Santana e Rafael Bastos (Arthur Maia); Lucas Gomes (Ananias), Bruno Rangel e Silvinho (Neném). Técnico: Emerson Cris (interino).

Local: Ilha do Retiro. Horário: 18h30. Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA). Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (ambos do PR). Gols: Rodney Wallace, aos nove do primeiro. Ananias, aos 48 segundos; Rithely, aos nove; Rodney Wallace, aos 11; Diego Souza, aos 19; Ronaldo, aos 32 do segundo. Cartões amarelos: Ronaldo, Rodrigo Mancha, Diego Souza, Gabriel Xavier, Lucas Gomes e Silvinho. Público: 8.743. Renda: R$ 125.290.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias