Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Estante FC: Entendendo os números do jogo

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 05/06/2016 às 8:49
download FOTO:

Estante F.C.

Toda semana, um dos repórteres de esportes do Blog do Torcedor, do Jornal do Commercio, da TV Jornal ou da Rádio Jornal vai escrever sobre o último livro que leu ou ainda está lendo, envolvendo temas esportivos. Nesta semana, Thiago Wagner escreve sobre um livro destinado aos amantes das estatísticas no futebol:

Vale mesmo ficar empolgado com um escanteio para o seu time minutos antes do jogo? Quem chuta mais geralmente é quem ganha? Pode ser que sim, mas é possível que não. É isso que o livro Números do Jogo tenta analisar. Escrita por Chris Anderson e David Sally, a publicação detalha as mais diversas estatísticas dos mais variados campeonatos internacionais. Por meio dos números, mostra que o futebol não é só tática, técnica e psicológico. Tem muita ciência envolvida também. E ignorá-la pode ser algo perigoso atualmente.

download

Quando o Liverpool contratou Stewart Downing e Jordan Henderson, no verão de 2011, mais de sessenta anos depois que Reep tirou pela primeira vez um lápis do bolso e deu início a seu método, a porcentagem de “bolas recuperadas no terço final” foi uma das principais estatísticas usadas para avaliar o valor dos dois; o Barcelona e a Espanha basearam uma grande parte de seu êxito recente na marcação por pressão. Reep não inventou a marcação por pressão, mas foi o primeiro a rotulá-la; seu estudo proporcionou ideias — formas de pensar e falar a respeito do jogo — que não haviam sido imaginadas antes.9 Ele deveria ser visto como um pioneiro pelo esporte. No entanto, foi banido como um pária. Não por ter olhado o jogo bonito através dos números, mas por causa daquilo que pensava sobre o que os números diziam.

A leitura é recomendada para todos os que gostam de números esportivos como também para aqueles que desejam enxergar um outro olhar sobre o futebol.

>> Leia a nossa dica da semana passada

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias