Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Conquista do Santa mostra que técnico faz diferença

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 02/05/2016 às 10:01
Conquista do Santa mostra que técnico faz diferença
Conquista do Santa mostra que técnico faz diferença

Treinador chegou e rapidamente arrumou o Tricolor. Foto: Diego Nigro/JC Imagem Treinador chegou e rapidamente arrumou o Tricolor. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Muitos gostam de afirmar que o papel do técnico de futebol é basicamente organizar os "talentos" que há em campo e que ele na pior das hipóteses não deve atrapalhar a fluidez dos seus jogadores. Respeito quem pensa assim, mas tenho que discordar. Treinador faz sim uma diferença grande no futebol. O título do Santa Cruz é uma prova disso, afinal  foi Milton Mendes quem levantou o Tricolor rumo à conquista inédita.

Vale a lembrança que até pouco mais de um mês atrás, esse mesmo Santa Cruz era uma equipe frágil, seja defensiva ou ofensivamente. Imaginar que chegaria à final era sonho de torcedor, ainda mais com adversários como Ceará e Bahia pela frente. Milton, no entanto, sempre acreditou no potencial do grupo e conseguiu qualificar os corais sem contratar um atleta, isso é muito importante de ressaltar.

O principal mérito de Mendes talvez tenha sido o de dar confiança ao elenco tricolor. Claro que teve a parte tática, mas foi mostrando que acreditava que a equipe poderia ser campeã que os jogadores mudaram sua postura. O resultado está aí para o torcedor comemorar. Mais do que merecido.

Nesse processo todo vale também o elogio para a diretoria do Santa Cruz, que soube o momento certo de trocar o comando do time. Não acho que Marcelo Martelotte seja mau técnico, até porque ele já conseguiu conquistas com o próprio Tricolor, mas ele não vinha obtendo mais o máximo do grupo. A direção enxergou isso e fez a mudança em um momento importante. Sem falar que soube muito bem escolher o substituto.

O exemplo coral fica como esperança para Náutico e Sport, que trocaram seus treinadores recentemente. Se tanto Gallo como Oswaldo de Oliveira conseguirem tirar o máximo dos respectivos elencos, pode ser que haja crescimento, mesmo sem grandes contratações.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias