Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

Notas do almoço com Martorelli - as cotas de TV

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 24/02/2016 às 19:35
Urna FOTO:

Urna

Por Álvaro Filho

Twitter: @alvarofilho

Cavalheiro como de costume, o presidente do Sport, Humberto Martorelli, recebeu a imprensa na última terça (23) para um almoço onde fez um balanço da gestão em 2015 e traçou metas para 2016. O encontro serviu também para que tópicos de sua administração fossem posto à mesa para apreciação dos comensais da crônica. Agora, com a digestão devidamente feita, vou analisar o menu do encontro, não na ordem que foram servidos, claro, afinal esse não é um blog de gastronomia, mas de futebol.

LEIA TAMBÉM:

> Notas do almoço com Martorelli – futebol e finanças

> Notas do almoço com Martorelli – um time de elite?

Sobremesa: pudim com calda de cotas de TV

A sobremesa servida não foi um bolo, mas se fosse, a cereja seria a discussão das cotas de TV.

Talvez o assunto mais indigesto do almoço. Afinal, o presidente do Sport até que tentou, mas não conseguiu explicar como foi vantajoso se amarrar com a Globo por mais dois anos, no biênio 2019-20, recebendo menos, quando a própria emissora divulgou que irá chamar outros clubes para pagar mais, no mesmo período.

Só não se engasgou por que o pudim estava bem macio.

No frigir dos ovos, para não sair do contexto gastronômico, o novo acordo com a Globo foi vantajoso, sim, mas para a atual gestão. Para se amarrar com a Globo, a emissora pagou um "bônus", de valor não revelado pelo mandatário, protegendo-se na cláusula de confidencialidade. E o tal bônus já entrou na conta rubro-negra, quem sabe, serviu até para pagar a conta do almoço.

Em outras palavras, quem estiver à frente do Sport em 2019, vai receber menos por ano do que agora e ainda não vai contar com o bônus.

Para piorar, o próprio Martorelli disse que  o Sport foi procurado pelo Esporte Interativo para receber, nas palavras dele, dez vezes mais que na Globo. Ok, pode ser força de expressão, mas vamos lá, que fosse cinco vezes. E isso só pelos direitos da TV fechada e internet, o que subentende que o clube ainda poderia negociar com a concorrência a transmissão no sinal aberto. Até o bônus os executivos da EI disseram que cobriam.

Não entendi nada.

Martorelli afirmou que não fechou com a Esporte Interativo pois a decisão não tinha prazo determinado para ser definido pela direção da emissora, nos EUA. Já a Globo resolveu tudo em 48 horas. Havia ainda a questão de ser só na TV fechada, o que para o presidente, representava um risco.

Talvez achasse um risco mesmo toda a aventura com a EI, uma empresa que pode ser hoje, não amanhã. Ou que de posse do bônus agora pudesse ir além com o Sport, chegar na Libertadores quem sabe, o que renderia muito, mas muito mais ao clube nos anos seguintes. Um bom motivo ele teve.

Quem sabe a gente descubra no próximo almoço.

LEIA MAIS:

> Sport estuda usar sub-20 em estaduais futuros

> Sport confirma contrato com a Globo para 2019/2020

> Sport ficou perto de tocar arena com empresa da França

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias