Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Notas da eleição do Náutico, parte 3 - Pobre Marketing

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 27/11/2015 às 15:16
Eleição Náutico FOTO:

Eleição Náutico

Por Álvaro Filho, editor do Blog do Torcedor

Há pelo meus duas décadas, futebol e marketing são palavras indissociáveis.

Fonte de renda dos clubes, rivalizando com cotas de TV e comercialização de atletas. Equipes contratam jogadores de países sem grande expressão no esporte, como a China, de olho na comercialização de camisas e outras bugigangas com a marca do time.

Bem, isso na maioria dos clubes, pois no Náutico o marketing, salvo raríssimas exceções, tem sido meramente uma placa grudada numa porta de uma das salas da sede.

Nessa última gestão, então, chegou ao fundo do poço. Ou talvez mais. Enquanto o Sport colocou um dos astros do futebol mundial, o holandês Robben, do Bayern de Munique, vestindo a camisa (com a marca) rubro-negra na campanha de lançamento de um dos vários padrões da temporada, um dos uniformes do Náutico só teve mídia graças ao esforço da loja oficial do clube, num evento para lá de modesto.

E nem se pode argumentar aqui a diferença de divisões, afinal o Santa Cruz, até esse ano no mesmo patamar alvirrubro, ensaiou voos altos na área, como na contratação e estreia de Grafite e outros eventos.

Enquanto isso, a rigor, a maior exposição da marca do Náutico na temporada não teve nada a ver com o marketing, tampouco pode ser considerada positiva, no deprimente episódio de uma pessoa simulando urinar no escudo nos Aflitos.

Embora o marketing (não) praticado atualmente seja abaixo da crítica e se reconheça o esforço em gestões anteriores de se articular algumas campanhas dignas de elogios, a área do marketing, vital para qualquer clube, anda ainda esquecida no Náutico.

Um bom sinal é que as chapas já divulgaram os nomes para o marketing em caso de vitória, um reconhecimento da posição estratégica da área, mas mesmo assim, com bem menos destaque - e bote bem menos destaque nisso - que os responsáveis por contratar os jogadores.

O que é um erro, pois como foi dito acima, a contratação pode e até deve ser vinculada ao marketing, como no também citado exemplo do atacante Grafite pelo Santa Cruz.

Com a palavra, os candidatos.

* Notas sobre a Eleição do Náutico é uma série de cinco tópicos que tem a modesta intenção de levar o torcedor que vai votar a realizar certas reflexões sobre os temas que fazem parte da disputa pelo comando alvirrubro

LEIA MAIS:

>> Notas da eleição do Náutico, parte 1 – União e conchavo

>> Notas da eleição do Náutico, parte 2 – Destino dos Aflitos

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias