Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Opinião: Falcão restituiu confiança perdida ao Sport

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 26/10/2015 às 10:45

Foto: André Nery/JC Imagem Foto: André Nery/JC Imagem

Por Álvaro Filho, editor do Blog do Torcedor

Falcão tem se mostrado à prova de críticos.

E entre os críticos, o blogueiro que vos escreve, que aos poucos vai vendo coerência nas atitudes do técnico rubro-negro e se há algo que merece elogio é justamente a coerência. No trabalho dos técnicos e dos críticos.

Muitos dirão que a primeira vitória fora de casa - algo aparentemente banal mas que na rotina rubro-negra tinha virado uma mancha no bom currículo do atual Brasileiro - saiu contra um misto frio do Palmeiras, atualmente mais concentrado na Copa do Brasil.

Ok, foi assim mesmo, mas não tira a importância do resultado.

Outros times estão se beneficiando da mesma circunstância para resolverem seus problemas no Brasileirão e, no mínimo, o Sport teve mérito em aproveitar a chance ofertada.

A coerência que me refiro no trabalho de Falcão é menos tática e mais de atitude.

Taticamente, o Sport segue sendo um franco-atirador, como era na época de Eduardo Baptista, afoito em campo, mas desprotegido na defesa.  O mudança que Falcão operou foi devolver a confiança perdida nos tempos do ex-treinador, que faz os rubro-negros serem mais assertivos no ataque.

Em poucas palavras, o Sport ataca e deixa atacar. Mas confia no poder de decisão de seus atacantes. E nas defesas de Danilo Fernandes, irrepreensível nas últimas atuações e, contra o Palmeiras, um muralha intransponível.

A chegada de Falcão também revigorou o futebol de Diego Souza. Aí o mérito é do preparador Paulo Paixão, que tirou o jogador do sobrepeso e devolveu a ele condições físicas de desenvolver o potencial.

Para não dizer que Falcão tem méritos também taticamente, o sutil reposicionamento de Marlone, das extremidades para o meio-campo, também contribuiu para que o Sport seja um time, literalmente, mais centrado, não apenas com opções pela lateral, mas capaz de ser igualmente ofensivo pelo meio.

E foi justamente pelo meio que o Leão abriu caminho para a primeira vitória fora de casa.

O resultado em São Paulo é importante, mas o tempo perdido no período de instabilidade no Brasileiro cobra seu preço. Falcão sabe disso, mas também sabe que o elenco rubro-negro tem qualidade e, agora, confiança. Duas qualidades que desconhecem limites.

LEIA MAIS:

» Falcão elogia os jogadores e não faz prognósticos por G4

» Ouça os gols da vitória

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias