Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Opinião: Niel, Jefferson e as visões de jogo de Dal Pozzo

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 14/10/2015 às 17:21

Foto: André Nery/JC Imagem Foto: André Nery/JC Imagem

Dal Pozzo testou o volante Niel na lateral direita. Surpreendeu, primeiro por lembrar de Niel, que parte da crônica e praticamente toda a torcida do Náutico nem recordava da existência. Depois, pela escolha surpreendente de improvisar um cabeça de área numa posição que até agora todos pensavam que o elenco alvirrubro contava com dois especialistas.

Há uma corrente que viu na improvisação de Dal Pozzo uma espécie de despiste, escondendo o jogo do adversário, e que o time na vera ele colocaria para treinar quando fechasse o treino. O que na modesta opinião do resenhista aqui não se sustenta, afinal tempo de treinamento não é bem um artigo que os treinadores do Brasil dispõem de sobra para que se perca uma tarde inteira num estratagema.

Ou seja, a improvisação de um volante na lateral direita do Náutico contra o Santa Cruz é uma opção viável na cabeça do treinador, que deve ter identificado uma certa fragilidade de marcação no setor. Ou alto poder ofensivo do atacante Lelê ou do meia Renatinho, que costumam cair por aquele lado.

O que, vamos combinar, seria um certo exagero da parte dele.

Pode ser uma alternativa radical, se utilizada no início da partida, pois eleva o nível de desconfiança do poder de marcação de Guilherme e Lucas Farias a níveis estratosféricos.

Se for uma solução para o desenrolar do jogo, menos mal, mostra que o treinador prevê que o Náutico pode, por exemplo, abrir o placar e optar por uma formação para se defender de um possível desespero do Santa em busca do empate.  Seria uma medida extrema, baseada numa visão otimista

O que aumenta a possibilidade na segunda hipótese foi o fato de no mesmo dia Dal Pozzo ter escalado no ataque Jefferson Nem, atacante que vem sem ritmo de jogo e certamente não teria como atuar uma partida inteira. Seria, assim, uma opção mais ofensiva, caso o time saísse atrás do placar. E sem fôlego para voltar para marcar, Niel poderia ser uma opção para a cobertura no lado direito.

Outra medida extrema, porém baseada numa visão pessimista.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias