Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Crise econômica pode provocar volta do Náutico aos Aflitos

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 01/09/2015 às 15:16
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

A conjuntura  que levou o barco do Náutico a zarpar dos Aflitos e aportar na Arena Pernambuco, soprado pelo vento da bonança de uma economia que crescia de vento em popa, naufragou e agora a nau alvirrubra pode ser obrigada a fazer o caminho contrário em direção à Rosa e Silva.

A crise bateu de jeito nas contas públicas e sem o apoio de seu principal parceiro, o Governo de Pernambuco, a Arena não consegue mais honrar seus compromissos. Em 2015, o Estado fechou a torneira e sem ver pingar mais o dinheiro na conta, a saída foi sentar na mesa de negociação.

O primeiro sintoma é a intenção de reduzir o repasse mensal ao Náutico, em 15%. O que não seria uma quebra de contrato, pelo contrário, o combinado são valores proporcionais à divisão que o clube esteja. No ano passado, atual gestão ainda conseguiu que a Arena mantivesse os valores praticados na Série A, mas o atual cenário inviabiliza essa "cortesia".

Some-se isso ao fato de a adesão da torcida alvirrubra à Arena não ter sido a esperada. A expectativa era de uma média de 15 mil torcedores, o que de certa forma acontecia nos Aflitos. Mas a falta de mobilidade foi crucial para que a torcida fosse se distanciando do time.

"Houve uma ideia generalizada que o Náutico ganharia da Arena mesmo sem torcida presente, o que definitivamente não é verdade", analisa o vice-presidente alvirrubro, Gustavo Ventura, à frente das negociações. "Sem a presença maior do nosso torcedor, o clube não tem poder de negociação", completou.

Segundo Gustavo Ventura, a auditoria que a Fundação Getúlio Vargas está fazendo no contrato do Governo com a Arena vai provocar uma renegociação dos valores. O que certamente vai forçar que o Consórcio tente renegociar com o contrato com o Náutico. Para baixo.

Uma das saídas é que a Arena não abra mais para todos os jogos, como por exemplo, os do meio de semana, pois a mobilidade é complicada tanto para se chegar nas partidas às 19h, quanto para voltar quando começa às 22h.

Neste caso, o Náutico teria que ter um estádio para chamar seus jogos no meio da semana.

Gustavo Ventura prefere não adiantar nada, mas se arrisca numa opinião como "torcedor" e não vice-presidente do clube. "Sempre defendi que o Náutico tenha um estádio seu", disse.

LEIA MAIS:

>> Arena atrasa pagamento ao Náutico previsto em contrato

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias