Torcida do Náutico só colocou mais de dez mil torcedores em três jogos. Foto: André Nery/JC Imagem
A campanha do Náutico dentro da Arena Pernambuco é para se elogiar, sem dúvidas, afinal o time alvirrubro ainda não perdeu em casa jogando nesta Série B. São dez jogos pela Segundona com oito vitórias e apenas dois empates. É melhor desempenho entre todas as equipes na competição - o Timbu tem um aproveitamento de 86,67%. Indo mais além, os comandados de Lisca possuem a segunda melhor campanha quando contamos as Séries A e B - só o Corinthians está na frente com um aproveitamento de 88,89%. Esses números só provam que o time do Náutico finalmente se sente em casa em São Lourenço da Mata, tanto que só perdeu três vezes jogando lá em toda a temporada - para Santa Cruz, Sport e Flamengo.
Essa campanha talvez seja o diferencial que a torcida alvirrubra precisa para adotar de vez a arena como "casa". Essa sim ainda não encara o estádio da Copa com bons olhos. Basta observar a média de público do Náutico na Série B para detectar isso. Mesmo estando com uma campanha sólida, próxima ao G4 de acesso, a média de torcedores do Timbu é abaixo dos 10 mil, na verdade é de 7.888 para ser mais exato. O número é bem abaixo em relação aos rivais que estão na mesma disputa para subir. O Bahia, por exemplo, lidera a estatística com uma média de 19.103 pagantes por rodada.
É certo que a mobilidade não ajuda ao torcedor, não só do Náutico como de qualquer clube, mas acredito que já chegou a hora da torcida alvirrubra abraçar mais a campanha do Timbu nesta Série B, principalmente nos jogos aos sábados, quando a expectativa de público aumenta. Com o desempenhoe que o time vem fazendo, ter 10 mil nas arquibancadas da arena é o mínimo que a equipe merece. Só três jogos até o momento passaram desse número na campanha alvirrubra - 12.085 contra o Santa Cruz, 11.285 contra o América-MG e 10.997 contra o Ceará. No último jogo, contra o Bragantino, foram 5.376 torcedores.
Vale lembrar também que o Governo do Estado finalmente reconheceu os problemas de mobilidade e está tentando melhorar a ida e vinda para a arena. Não é o ideal, lógico, mas já é um esforço com o expresso arena, por exemplo. Talvez seja o caso agora da diretoria do clube junto com os torcedores deixarem de torcer o nariz para a arena e aceitarem de vez o estádio. O momento é o melhor possível com o time em boa fase dentro de casa. É interessante para todos, inclusive para a Arena Pernambuco, que precisa de bons públicos para não fechar no vermelho mais um ano.
E você, torcedor? Se sente em casa na Arena Pernambuco