Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Entenda a questão entre o Náutico e a Imprensa

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 28/07/2015 às 14:50

Departamento Jurídico do Náutico negocia dívida e leilão da sede é suspenso Departamento Jurídico do Náutico negocia dívida e leilão da sede é suspensoAntes de tudo, é preciso que se leia esse texto com a guarda baixa, sem procurar informações subliminares nas entrelinhas.

Em seguida, é bom entender que entre o jornalista e a notícia há uma "fonte", ou uma pessoa que faz ou fez parte do clube, que pode ir do porteiro ao presidente, passando por jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes. E que estabelecem uma relação com a imprensa para defender seus interesses, nunca os do clube.

É uma fantasia achar que as notícias são fabricadas nas redações pelos jornalistas que, muitas vezes, não conseguem se reunir nem para organizar uma escala de folga no fim de semana. Na maioria das vezes, não há nem um esforço jornalístico, uma investigação. O telefone simplesmente toca.

E em quase 20 anos de crônica, em nenhuma vez que o telefone tocou para passar uma informação de um clube do outro lado da linha estava uma fonte de outro time. O tiroteio sempre começa com fogo-amigo, independente se nos Aflitos, Arruda ou Ilha do Retiro.

Ao abrir guerra contra a imprensa, a direção do Náutico não mira os repórteres nem os meios de comunicação, mas as fontes que municiam os jornalistas com notícias sobre desmandos, dívidas, desavenças e boataria em geral.

Não é um embate Náutico versus Imprensa, nunca foi, mas Náutico versus Náutico. Mas que acaba respingando para todos os lados.

A lógica da atual direção é que a boa campanha do Náutico rumo ao retorno da Série A fez com que a oposição entrasse em parafuso e partisse agressivamente para o ataque, usando o papel de fonte para minar politicamente o clube.

O que não deixa de ser verdade. Afinal as antigas gestões, até pelo tempo, têm relações mais sólidas com a crônica esportiva, ao contrário do atual grupo, que ainda não conseguiu estabelecer as mesmas relações. Um desequilíbrio que os dirigentes alvirrubros talvez não tenham tido paciência e habilidade para contornar e acabaram buscando o caminho radical do embate, em vez do diálogo.

Uma pena. Não deixa de ser uma estratégia, claro, e eu sempre digo que qualquer estratégia é melhor do que nenhuma, mas ao generalizar quase sempre se incorre na injustiça. Acho que é o caso agora.

Pessoalmente, como editor do Blog do Torcedor, não me sinto atingido pelo anúncio oficial do clube, nem pelas provocações dos torcedores ou ameaça de boicote. Isso faz parte da nossa rotina e na mesma semana que os alvirrubros "acusavam" os integrantes desse Blog de serem rubro-negros,  torcedores do Sport realizavam um tuitaço contra o editor que é "barbie" e tricolores estavam em polvorosa com um post sobre atraso de salários.

Essa polêmica não vai mudar em nada a maneira como as notícias e os comentários do Náutico são publicadas. Os diretores alvirrubros também podem ficar tranquilos pois a declaração de guerra não encontra eco aqui e o Blog do Torcedor continua aberto para o diálogo, como sempre esteve.

Aos torcedores, apenas um conselho: prestem atenção em quem são os verdadeiros adversários do clube para não gastar energia e munição com o "inimigo" errado.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias