Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Escale a segurança para acompanhar seu time pela TV

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 28/05/2015 às 12:55

Celpe

Evitar o "T" e ter equipamentos ligados em tomadas diferentes é a forma mais segura Evitar o "T" e ter equipamentos ligados em tomadas diferentes é a forma mais segura

Se você é daqueles torcedores que gostam de acompanhar o time no Campeonato Brasileiro no conforto do lar, um cuidado especial pode fazer a diferença entre uma temporada campeã e um acidente doméstico. Como a TV normalmente esta conectada a outros eletroportáteis na mesma tomada, através de um "T" (ou benjamim), é preciso estar muito atento para evitar acidentes elétricos.

O engenheiro elétrico e gestor da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Evandro Simões, alerta que há dois riscos básicos no uso de "T" para conectar vários aparelhos. O primeiro deles, é sobre a capacidade da fiação embutida na parede das residências que termina na tomada. "Se o fio for de baixa resistência pode não suportar a carga que três aparelhos conectados ao mesmo tempo nela provoca", diz Evandro.

Segundo o engenheiro e gestor da Celpe, as edificações mais recentes já têm uma fiação mais robusta, capaz de resistir à carga de alguns aparelhos de pequeno consumo em um "T", como TVs, os modens de canais por assinatura e players de DVDs ou Blu-ray. "Mesmo assim, é preciso consultar um eletricista de confiança para que ele observe a qualidad dos fios", alerta.

O outro cuidado é a qualidade do "T", pois o próprio dispositivo pode aquecer demais, entrar em curto e provocar um incêndio. "As marcas mais sólidas no mercado, que costumam fabricar tomadas e interruptores são as de mais confiança", explica Evandro Simões, que na intenção de minimizar os riscos, indica os filtros de linha, ou réguas, como são mais conhecidos. "Geralmente, elas têm um fusível para limitar a carga, o que impede que aqueça ou entre em curto", diz.

A melhor solução, porém, é evitar ao máximo o uso do "T" ou das réguas. "Para garantir a segurança máxima, o correto é pedir a um eletricista que abra outros pontos de eletricidade na área, novas tomadas, a fim de que se não sobrecarregue uma delas com mais de um eletroportátil conectado", conclui Evandros Simões.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias