Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

O tripé que sustenta o líder da Série B

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/05/2015 às 10:01

guilherme_marino_douglas_770

Fazer todo mundo contribuir para defender é o grande trunfo do Náutico para liderar a Série B com cem por cento de aproveitamento e ainda sem tomar gols. Mas os destaques indidivuais aparecem quando os números do time são detalhados. E três atletas emergem como a base do bom futebol timbu. Não por acaso um de cada setor, o que só corrobora o equilíbrio, esse fator tão almejado e tão poucas vezes conseguido pelas equipes. O lateral-direito Guilherme, o volante Marino e o atacante Douglas são os pilares desse novo timbu.

A maior prova disso quem dá é o fundamento assistência para finalização, quando o jogador deixa o companheiro em condições de fazer o gol, mas ele desperdiça. Os três primeiros colocados são eles. Guilherme lidera a lista com cinco, uma a mais que Douglas, que tem uma a mais que Marino - este divide a terceira posição com o meia Hiltinho.

ESTÁ EM TODAS

Douglas é um caso à parte. Tinha tudo para ser aquele centroavante que fica dentro da área fazendo pivô e tentando o cabeceio por conta de seu 1,89m. Ele quis mais e resolveu sair da área. Bom para o Náutico que tem nele o terceiro melhor desarmador, com seis roubadas certas, inclusive melhor que os zagueiros. Aí alguém pode implicar e dizer que ele tem mais é que finalizar porque é atacante. Tudo bem. Adivinha quem mais finalizou certo? Ele mesmo, quatro vezes. E tem apenas uma errada.

Desarmou bem e como já foi citado no segundo parágrafo soube deixar os companheiros em condição de gol. Falta habilidade, não é? Não. O atacante também é o melhor driblador. Foram quatro acertos. Para finalizar, os números também mostram que ele é o mais caçado dos timbus. Sofreu 15 faltas nos três jogos.

O HOMEM DA BOLA LONGA

Guilherme é mais um integrante de um problema que acomete o Náutico há alguns anos: a lateral direita timbu nunca teve alguém para chamar de sua. Por isso o mérito do prata da casa. Quando se fala em lateral a primeira coisa que vem à cabeça é cruzamento. E é Guilherme quem faz isso melhor entre os alvirrubros: foram cinco. Nos lançamentos ele também aparece bem. Foram cinco, um a menos que João Ananias. O líder é o goleiro Júlio César com 12, mas devemos levar em consideração que o camisa 1 tem o privilégio de fazer isso com as mãos.

O PASSADOR

Marino já foi elogiado publicamente pelo técnico Lisca mais de uma vez por saber atuar pelo lado do campo e também centralizado. Quando a contratação dele foi concretizada, o comandante avisava que a saída de jogo melhoraria. E acertou. Marino é o jogador alvirrubro que mais acerta passes. Até agora foram 74. E o que mais impressiona é que na estatística negativa ele está lá embaixo - o que é bom. Ele é o penúltimo entre os que mais erram. Foram apenas cinco, só perdendo para William Magrão (4). Na hora de tomar a bola do adversário lá está Marino novamente. Ele é o campeão dos desarmes ao lado do também volante João Ananias, cada um com oito.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias