Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sport vence o Coritiba e é líder do Brasileirão

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 24/05/2015 às 20:25

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A vitória foi mínima mas extremamente importante. Com o 1x0 em cima do Coritiba na noite deste domingo (24), o Sport chegou aos sete pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. O Leão tem os mesmos sete pontos de Corinthians e Goiás, mas leva vantagem sobre os goianos pelo saldo de gols (4x3). Na próxima rodada, os pernambucanos defendem a primeira posição em seu primeiro jogo matinal, diante do Santos, domingo (31), às 11h, na Vila Belmiro.

» Pontaria e passado recente provocaram a mudança positiva no Sport

» Galeria de imagens

» Ouça o gol da vitória

O Sport manteve a intensidade e a marcação forte no meio de campo dos últimos jogos e, assim, conseguiu dominar as ações. Poderia até ter conseguido uma folga maior no primeiro tempo se aproveitasse melhor os contra-ataques. Essa marcação forte no meio deixou o time em boas condições de atacar, embora tenha dado um pouco mais da posse de bola ao adversário. Só que o Coxa não conseguiu furar o bloqueio e apelou muito para a a bola longa, principalmente no lado direito, com Norberto.

Logo aos nove, numa roubada de bola na intermediária, Renê fez um belo lançamento para Neto Moura. Ele dominou e chutou forte, mas a bola foi por cima, poucos centímetros acima do travessão. O Coritiba só conseguiu ter mais a bola no campo ofensivo quando adiantou a marcação, justamente quando o Sport conseguiu o gol. Aos 28 minutos, Régis cruzou rasteiro e Neto Moura chutou meio torto. Welinton tentou cortar e terminou dando mais velocidade à bola, que entrou no canto direito. Neto poderia ter feito o segundo se, no contra-ataque, Mike não tivesse trombado com ele.

Os leoninos voltaram para o segundo tempo com o bloco de marcação mais recuado. Essa postura 'chamou' o Coritiba para dentro do campo do Sport e começou a criar dificuldades, tanto que aos 12 minutos, uma cobrança de falta resultou em três chances seguidas para o time visitante. A trave, Danilo Fernandes e Rithely, pela ordem, salvaram.

A resposta de Eduardo Baptista foi elevar o nível técnico justamente do setor de criação e diminuir o ímpeto pelo lado direito do Coritiba. Para isso ele acionou Élber no lugar de Neto Moura. Pouco depois, Diego Souza assumiu o posto de Régis e Danilo entrou na vaga de Mike para atuar quase como um ponta-esquerda e aproveitar o espaço deixado por Norberto. Os donos da casa reequilibraram o jogo e tiveram uma grande chance desperdiçada por Joelinton, aos 25. Samuel Xavier cruzou e o camisa 9, sozinho, cabeceou para fora.

O equilíbrio deixou o jogo preso entre as duas intermediárias mas não anulou a força do Coxa pelo lado direito. E foi por lá que saiu a melhor oportunidade de gol dos paranaenses. Norberto cruzou e a bola sobrou para Paulinho chutar tirando tinta da trave esquerda.

HOMENAGEM

O Sport homenageou o torcedor Zé do Rádio, falecido na última quinta-feira antes da bola rolar. O neto dele, com o objeto que o tornou famoso, entrou em campo e foi para lado do banco de reservas visitante.

AG240515003

APANHANDO E JOGANDO

A maior vítima do Coritiba foi o lateral-direito Samuel Xavier. Só no primeiro tempo ele tomou cinco faltas, três delas renderam cartões amarelo aos infratores: Norbeto, João Paulo e Ivan. Mas ele não limitou-se a apanhar. Trabalhou bem o jogo pelo seu lado e deu mais velocidade que o antecessor, Vítor.

DE OLHO

Comentarista depois de encerrar a carreira e também torcedor do Coritiba, o ex-meia Alex parece ter gostado do desempenho de Neto Moura. No final do primeiro tempo, o antigo camisa 10 perguntou em seu twitter a idade do meia rubro-negro e onde ele foi formado.

alex

AINDA DE MAL

Mesmo com a boa fase no Brasileirão, a eliminação para o Bahia na Copa do Nordeste ainda magoa a torcida do Sport, que escolheu o meia/lateral Danilo como bode expiatório. Bastou o técnico Eduardo Baptista chamar o camisa 14 para as vaias começarem a ecoar na Ilha. Pior foi na hora da substituição porque Mike também não goza de grande popularidade. As vaias intensificaram.

Ficha do jogo:

Sport: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Neto Moura (Élber) e Régis (Diego Souza); Mike (Danilo) e Joelinton. Técnico: Eduardo Baptista.

Coritiba: Bruno; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Ivan; Helder, João Paulo, Rosinei (Wellington Paulista), Ruy e Thiago Galhardo (Paulinho); Rafhael Lucas (Negueba). Técnico: Marquinhos Santos.

Local: Ilha do Retiro, Recife (PE). Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rodrigo F. Henrique Correa (RJ). Gol: Neto Moura, aos 28. Cartões amarelos: Rithely, Rosinei, Ivan, Norberto e João Paulo. Público: 12.119. Renda: R$163.960.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias