Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa segura empate e fica mais perto do título

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 29/04/2015 às 23:51

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O placar foi 0xo, mas o Santa Cruz saiu "vencedor" da primeira partida da final do Campeonato Pernambucano 2015, nesta quarta (29), no Cornélio de Barros. O Tricolor suportou a pressão constante do Salgueiro durante os 90 minutos - que ainda teve um pênalti desperdiçado no primeiro tempo - e agora precisa de uma vitória simples no jogo de volta, diante sua torcida, domingo (3), no Arruda, para levantar o troféu do centenário do Estadual. Novo empate e a decisão vai para os pênaltis.

O JOGO

O Santa Cruz começou melhor a decisão, acompanhando o bom futebol do meia Biteco, principalmente na armação da jogada. Foi dele o passe para Emerson Santos, logo aos 7 minutos, ter a primeira chance de abrir o placar. Ele invadiu a área e chutou forte, mas o goleiro Luciano defendeu.

A pressão coral durou pouco tempo e após os 15 minutos de jogo, o Salgueiro equilibrou as ações, com chegadas perigosas de Kanu e Valdeir, mas sem qualidade na finalização. E o equilíbrio logo se transformou em domínio, com os sertanejos apertando cada vez mais os visitantes, que aparentemente esperavam para contra-atacar.

Aos 28, o Santa conseguiu encaixar o contra-ataque, numa jogada individual de Nininho, que só foi parado com falta, na entrada da área. A cobrança de Bileu, porém, não teve a mesma qualidade e a bola terminou na barreira.

Com a pressão salgueirense a todo vapor, o Carcará também teve sua chance clara. O experiente Lúcio foi lançado e ficou cara a cara com Fred. Decidiu encobrir o goleiro, mas pegou mal na bola e o goleiro evitou o pior.

Se tinha uma certa dificuldade para contra-atacar, o Santa viu uma de suas válvulas de escape sair mais cedo do jogo. O lateral-esquerdo Thiago Costa sentiu a coxa e, apesar de tentar ficar em campo, acabou substituído por Renatinho.

A pressão do Salgueiro deu resultado aos 38 de jogo, quando Kanu invadiu a área mais uma vez e disputou a bola com o zagueiro Alemão, que deslocou o jogador. O árbitro Marcelo de Lima Henrique interpretou que a jogada foi pênalti.

O batedor oficial da equipe, o zagueiro Rogério Paraíba, que já havia marcado os dois pênaltis na semifinal contra o Sport, foi para a cobrança. Mas na hora "h", não teve a mesma sorte e a bola acabou resvalando na trave.

O último lance de perigo do jogo foi do Santa Cruz, com Biteco, que após o bom início, novamente desapareceu a medida que o tempo foi passando.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O jogo recomeçou no segundo tempo sem grandes alterações. O Santa até chegou a criar logo no início, mas o Emerson Santos estava impedido ao tocar para as redes.

Enquanto o Santa Cruz apresentava certa lentidão e receio para sair para o ataque, o Salgueiro continuava com a pressão, criando as chances, mas sem a pontaria ideal para estufar as redes. Rogério Paraíba e Kanu tiveram boas oportunidades dentro da área, mas desperdiçaram.

O técnico Ricardinho parece ter entendido que a pressão do Salgueiro estava grande e tirou o agora apagadissimo Biteco para colocar o volante Edson Sitta. A intenção era dar mais consistência na marcação e continuar tentando nos contra-ataques.

Mesmo com a defesa mais reforçada, o Santa Cruz sofria uma investida atrás da outra do Salgueiro. Aos 23, Marlon cruzou a bola rasteira na área. O goleiro Fred se atrapalhou e Lúcio, com a barra livre, chutou mal. Renatinho salvou em cima da linha. Foi o último lance de Lúcio no jogo, que cedeu a vaga para Cássio.

O terço final da partida foi de um ritmo menor, em parte por que o Salgueiro cansou. Mas mesmo assim, ainda ameaçou o Santa Cruz em algumas oportunidades. A última delas com Marcos Tamandaré, que cruzou perigosamente e Fred tirou com as pontas dos dedos.

Melhor para o Santa, que tem agora a chance de decidir em casa e diante de sua torcida.

FICHA DO JOGO:

Salgueiro: Luciano; Marcos Tamandaré, Raniere, Rogério Paraíba e Marlon; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Lúcio (Cássio) e Valdeir (Pio); Vitor Caicó (Jeferson Berger) e kanu. Técnico: Sérgio China.

Santa Cruz: Fred; Nininho, Alemão, Danny Morais e Thiago Costa (Renatinho); Bileu, Bruninho (Pedro Castro), Emerson Santos, João Paulo e Biteco (Edson Sitta); Betinho. Técnico: Ricardinho. Cartões amarelos: Kanu, Rodolfo Potiguar, João Paulo e Alemão. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique. Assistentes: Clóvis Amaral e Fernanda Colombo. Público: 10.126 pessoas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias