Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Análise: A República do Rio Grande do Sul dos Aflitos

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 23/04/2015 às 10:02

Foto: Guga Matos/JC Imagem Foto: Guga Matos/JC Imagem

A reformulação do Náutico passa pela indicação e crivo do técnico Lisca, o que vem deixando alguns alvirrubros inquietos.

Seria a nova República do Rio Grande do Sul nos Aflitos?

A preocupação é compreensível, mas a influência do treinador na montagem de um time é cultural no futebol, diria até que é inevitável.

Ricardinho trouxe seus pares do Paraná para o Arruda e Eduardo Baptista aceitou até indicação nepotista, com um zagueiro sugerido pelo pai desembarcando na Ilha.

É de lei.

A gente sempre gosta de puxar da manga a carta do rico futebol europeu exemplos para deixar claro o quanto nós somos pobres de espírito. Mas até no Velho Mundo o costume é velho.

O Arsenal de Arsène Wenger virou a embaixada da França em Londres desde que ele assumiu o clube, há mais de uma década, de Thierry Henry a Giroud, passando por Pires, Patrick Vieira e Petit.

Mourinho sempre carrega portugueses por onde anda, vide Tiago, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira pelo Chelsea, Quaresma e Figo na Internazionale, Pepe, Coentrão e Cristiano Ronaldo, no Real Madrid.

E vocês com a cabeça melhor que a minha vão se lembrar de trilhões de exemplos, incluindo equipes que restringem as contratações por nacionalidades, como Athletic Bilbao e Chivas, e seus elencos que até outro dia eram exclusivos a bascos e mexicanos, respectivamente.

O problema da indicação, e aí independe se é do técnico, do dirigente ou do empresário, passa pela qualidade do jogador e os interesses financeiros.

Quem, português ou não, deixaria de indicar Cristiano Ronaldo para o time?

A indicação perde o sentido se quem indicar o faz só para receber a comissão ou coisas piores que a gente já ouviu falar por esse mundão da bola, como ficar com parte do salário mensal do atleta.

Isso, sim, tem que ser combatido e denunciado.

Pode-se argumentar que os jogadores citados acima são todos de qualidade, mas aí, vamos combinar, cada um contrata a "qualidade" que pode pagar.

Lisca acertou em boa parte do elenco em sua primeira passagem, mesmo montando uma equipe às pressas e com o mercado praticamente fechado. Classificou o desacreditado Náutico na primeira colocação no hexagonal, esse mesmo, que o time que ele pegou pelo caminho ficou em sexto.

Tem crédito para indicar, então.

Vamos esperar.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias