Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Abril pode ser de vários jogos marcados na mesma data

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 30/03/2015 às 20:47

destaques_3003

A reta final do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste pode gerar uma teia de datas e jogos em que até clubes eliminados do torneio regional poderiam ter compromissos nas mesmas datas. É o caso do Náutico, já fora do Nordestão, mas com chance de chegar à final do Estadual. Como também disputa a Copa do Brasil, o timbu poderia ter partidas da semifinal e da segunda fase da competição nacional nos mesmos dias. Com o Sport a complicação seria ainda maior, já que os rubro-negros têm chance de decidir tanto o Pernambucano quanto o Nordestão.

Excesso para uns, falta para outros. O Santa, que não disputou a Copa do Nordeste e também não se classificou para a Copa do Brasil pode ganhar novas folgas no calendário até o início da Série B.

As perspectivas para clube estão listadas de acordo com o cenário mais complicado para cada um. Sport e Náutico com o calendário cheio, fato que pode desgastar muito os jogadores e obrigar a Federação Pernambucana de Futebol a rever datas; e o Santa Cruz com muito tempo inativo, o que pode tirar o ritmo de competição dos atletas e reduzir muito a arrecadação com bilheteria dos jogos.

É bom também fazer a ressalva ao torcedor de que a mesma situação não pode acontecer simultaneamente para alvirrubros e rubro-negros, pois os dois não podem ser adversários na decisão do Pernambucano.

Comecemos pelas competições e respectivas datas:

Copa do Brasil

1ª fase - 15 e 16 de abril (jogos de volta)

2ª fase - 22 e 29 de abril e 6 de maio (datas previstas para os jogos de ida)

Copa do Nordeste

Semifinais - 8 e 12 de abril

Finais - 22 e 29 de abril

Campeonato Pernambucano

Semifinais - 19 e 26 de abril (datas previstas)

Finais - 3 e 6 de maio (datas previstas)

Náutico

A melhor hipótese para os alvirrubros é chegar à final do Pernambucano e avançar na Copa do Brasil. Se isso acontecer, vai entrar em campo nos dias 19 e 26 de abril pelas semifinais. As duas finais estão previstas para os dias 3 e 6 de maio. O que compromete o calendário é a possibilidade de o Timbu chegar à segunda fase da Copa do Brasil. As datas previstas para os jogos de ida dessa segunda etapa são 22, 29 e 6 de maio. Sim, a CBF poderia agendar os jogos para os dias 22 e 29. Mas isso vai depender muito do que o Sport também vai fazer no Nordestão, como veremos adiante.

Sport

É o que tem a maior quantidade de jogos em vista. Na próxima semana, nos dias 8 e 12 de abril - quarta e domingo - disputa uma das semifinais da Copa do Nordeste com o Bahia. Se não eliminar o Cene nesta quarta-feira (1), fará o jogo da volta no dia 15 ou 16 de abril. No dia 19, um domingo, faria a primeira semifinal do Pernambucano. Avançando à final do Nordestão, já entraria em campo três dias depois (22) para a primeira partida. Mais quatro dias (26), e a segunda semi do Estadual. Mais três dias e a segunda decisão da Copa do Nordeste (29). A maratona terminaria (?), com as duas finais do Pernambucano nos dias 3 e 6 de maio. Quatro dias depois (10/5) estreia na Série A. Um total de nove jogos em 32 dias, o que dá praticamente uma média de um jogo a cada três dias. Até aí nada de anormal, pois o intervalo está dentro do permitido em lei.

O problema mora na Copa do Brasil. Caso avance à segunda fase, o Leão teria as mesmas datas que o Náutico - 22 e 29 de abril e 6 de maio - para os jogos de ida. E como foi visto acima no cenário mais favorável, o time já teria compromisso nessas três datas: as duas finais do Nordestão e a segunda decisiva do Estadual.

Santa Cruz

Datas existem até de sobra para o Santa Cruz. E é justamente isso que pode atrapalhar um clube que precisa muito da bilheteria para sobreviver. O tricolor disputa as semifinais do Pernambucano nas datas previstas de 19 e 26 de abril contra o Central. Se cair vai disputar o terceiro lugar, provavelmente nos dias que antecederem as duas finais. Nesse caso seriam apenas três jogos em todo mês de abril, mas apenas um no Arruda: no próximo dia 5 com o Sport, na Ilha; e as duas semifinais, uma delas em Caruaru.

FPF explica

O diretor técnico da Federação Pernambucana de Futebol, Murilo Falcão, informou que as datas da Copa do Brasil podem ser alteradas a depender do que vai acontecer na Copa do Nordeste. Também é por isso que a mentora do futebol local ainda não oficializou o calendário de semifinais e finais do Estadual. "As datas podem ser alteradas. Se algum time de Pernambuco eliminar o jogo da volta na Copa do Brasil, por exemplo, já pode ser adiantada alguma data". Ele também confirmou que não existe a possibilidade de algum time entrar em campo num intervalo inferior a 72 horas.

O que chama a atenção nas explicações do dirigente da FPF é o fato de que poderia haver problema se o Sport fosse eliminado da Copa do Nordeste no domingo (29). "Se o Sport não tivesse passado teríamos dificuldade em cumprir o contrato com a televisão", disse, referindo-se às transmissões do Campeonato Pernambucano na tv aberta. As datas das semifinais e finais não chegariam ao limite estabelecido para término dos estaduais.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias